SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

BANDIDOS INVADEM CASA, FAZEM REFÉM E ARROMBAM BANCO

ZERO HORA 07/06/2013 | 04h3

GRAVATAÍ - Criminosos invadem casa, fazem família refém e arrombam agência bancária em Gravataí. Ladrões teriam feito um buraco na parede da residência, que fica ao lado do banco


BM mantém o local isolado à espera da chegada de peritos e da Polícia Federal
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS


Pelo menos três ladrões invadiram uma residência localizada ao lado de uma agência da Caixa Econômica Federal, em Gravataí, no final da noite de quinta-feira. Segundo a Brigada Militar (BM), os criminosos entraram na casa por volta das 21h e prenderam os quatro moradores em um quarto.

Em seguida, o bando teria começado a fazer um buraco na parede que divide a casa do banco. A ação terminou por volta das 23h30min, quando os ladrões fugiram.

A polícia isola o local e espera a chegada da perícia e da Polícia Federal. A BM ainda não sabe se o grupo conseguiu levar alguma quantia em dinheiro. Ninguém se feriu.


06/06/2013 | 12h21

SANTA CRUZ DO SUL - Duas pessoas são feridas em disparo acidental efetuado por segurança de carro-forte em Santa Cruz do Sul. Vendedores de abacaxi, de Novo Hamburgo, foram atingidos e um deles foi levado ao hospital


Vendedora ambulante foi atingida na nádega e encaminhada ao hospital
Foto: Vanessa Kannenberg / Agência RBS


Vanessa Kannenberg

Duas pessoas ficaram feridas no final da manhã desta quinta-feira com disparo acidental no Centro de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. As vítimas vendiam abacaxi em frente à agência do Sicredi, quando um funcionário de uma empresa de segurança privada, que havia deixado o banco e entrava em um carro-forte, teria provocado o disparo de uma espingarda calibre 12.

Leonir Kuhn Leite, 34 anos, foi atingido de raspão no pescoço e nas costas, enquanto Rosângela Cardoso de Mello, 32 anos, foi ferida na nádega. Eles são primos, moram em Novo Hamburgo e estavam no município há alguns dias.

— Eu vi ele saindo e entrando no carro-forte. Acho que ele tropeçou e aí a arma disparou. Não sei quantas balas foram, só vi aquilo batendo no chão e vindo na minha direção — conta Leite.

Com ferimento em princípio mais grave, Rosângela foi levada de ambulância ao hospital. Já o segurança, funcionário da Prosegur, que teria efetuado o disparo foi conduzido pela Brigada Militar à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento para prestar depoimento.


06/06/2013 | 12h00

TRÊS DE MAIO - Homem é assassinado por colega de trabalho em Três de Maio. Ambos trabalhavam em uma fábrica de baterias quando o crime aconteceu

Um homem foi assassinado por um colega de trabalho na manhã desta quinta-feira em Três de Maio, no noroeste do Estado.

De acordo com a Polícia Civil, Marco Cesar Hollembach, 47 anos, foi atingido por dez golpes de faca por volta das 9h30min, enquanto trabalhava. Ele foi levado ao Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu aos ferimentos.

O autor do crime, que era colega da vítima em uma fábrica de baterias, teria fugido em um Gol branco.

Segundo informações de testemunhas, os dois homens eram amigos e se davam bem. Ainda não se sabe a motivação do homicídio. A polícia faz buscas na região.






Postar um comentário