SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

CRIMES DE ASSASSINATOS CHEGAM A 500 EM 2013

ZERO HORA 24 de junho de 2013 | N° 17471

REGIÃO METROPOLITANA. Crimes de assassinatos chegam a 500

Três crimes ocorridos no final de semana fazem as 19 principais cidades da Região Metropolitana e do Vale do Sinos atingirem a alarmante marca de 500 assassinatos em 2013. Mais de 30,4% dos mortos têm entre 16 e 25 anos.

Além disso, armas de fogo (a maioria roubadas ou furtadas) são usadas em 84% dos casos. Em média, 2,89 pessoas foram mortas por dia na região – mais de 20 por semana. Com 199 casos, Porto Alegre responde por praticamente 40% dos crimes, à frente de Canoas (58), Alvorada (46), Viamão (39) e Novo Hamburgo (34).

Em relação ao ano passado, houve pequena melhora: o homicídio 500 ocorreu em 1º de junho de 2012 – a média de mortes era de 3,26/dia.


ÚLTIMAS MORTES. Três casos ocorridos no final de semana fizeram o número ser alcançado

VIAMÃO – Luis André Ferreira, 19 anos, levou um tiro na altura do peito por volta das 22h de sábado na Rua Antônio Batista, na Vila Augusta. Segundo a Brigada Militar, ele foi encaminhado ao Hospital de Viamão, onde morreu, na madrugada de ontem. A 2ª Delegacia de Polícia começa hoje a investigar o caso.

PORTO ALEGRE - Jeferson de Oliveira da Rosa, 33 anos, foi morto a tiros próximo a um campo de futebol dentro do Loteamento Santa Terezinha, no bairro Marcílio Dias, por volta da meia-noite de ontem. De acordo com a 2ª DHPP, cerca de 20 disparos de pistolas 380 e 9mm foram encontrados no corpo da vítima. Parentes afirmaram que Jeferson era do bairro Humaitá e, há dois meses, estaria morando no loteamento com uma tia.

PORTO ALEGRE – Um homem foi morto a tiros na sexta-feira, por volta das 23h, na Avenida Doutor João Dentice, bairro Restinga, na Zona Sul. Vinicius de Souza, 21 anos, levou três tiros em uma casa onde, por duas vezes, a polícia apreendeu pessoas por tráfico de drogas. Conforme testemunhas ouvidas pela polícia, Vinícius teria sido “convidado” por uma pessoa para tomar conta da casa, uma conhecida boca de fumo. Na sexta, ele foi morto, aparentemente, por membros de uma das gangues que tentam controlar o tráfico na região.

Postar um comentário