SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

DIRETOR DE JORNAL É EXECUTADO COM 44 TIROS NO RIO

FOLHA.COM 12/06/2013 - 11h20


DENISE LUNA
DO RIO

O jornalista José Roberto Ornelas de Lemos, 45, foi morto após ser atingido por 44 tiros em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Lemos era diretor e filho do dono do jornal "Hora H".

De acordo com policiais da 58ª Delegacia de Polícia, o crime aconteceu por volta das 20h de terça-feira (11) no bairro de Corumbá. Lemos, que era casado e não tinha filhos, foi atingido pelos disparos quando estava sozinho na Padaria do Rocha.

Um dos repórteres do jornal, Ivan Teixeira, disse à polícia que ele vinha recebendo ameaças devido a reportagens que fazia no jornal. Ele denunciava irregularidades em prefeituras e, também, sobre o crime organizado, inclusive conduzidos por milícias.

Os autores dos disparos, segundo testemunhas, foram quatro homens encapuzados que ocupavam um Volkswagen Gol cinza.

"Ele costumava ir naquela padaria, mas tinha tempo que não ia lá. O carro com os quatro suspeitos já tinha dado duas voltas pela região quando Lemos chegou e foi baleado", disse Teixeira, que também sofre ameaças frequentes de morte.

O empresário chegou a ser transferido para o Hospital da Posse, mas não resistiu. O caso será investigado pela polícia.

Postar um comentário