SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

INTENSO TIROTEIO. EXECUÇÃO, ESPANCAMENTO E BOMBA

ZERO HORA ONLINE 03/06/2013 | 03h26

Tiroteio movimenta a polícia no bairro Jardim Itu Sabará, na Capital. Seis viaturas da Brigada Militar estão no local

Um intenso tiroteio na Rua Tenente Ary Tarrago, na altura do número 626, movimenta a Brigada Militar neste começo de segunda-feira. Conforme informações preliminares, se trata de uma disputa entre grupos rivais. A polícia já recebeu informações de pessoas feridas no local, mas não confirmou nenhum óbito.

Pelo menos seis viaturas do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram para o local. Segundo a polícia, foram encontradas munição e coletes à prova de balas em casas da região.

ZERO HORA 03 de junho de 2013 | N° 17452

BARRA DO RIBEIRO - DUPLO HOMICÍDIO. Execução em casa

Dois homens foram assassinados em uma casa em Barra do Ribeiro na noite de sábado. Tiago Nunes Leite, o Tiaguinho, 25 anos, e João Carlos dos Santos Garcia Júnior, 31 anos, foram executados – cada um com cinco tiros no rosto – por volta das 20h30min. Os matadores fugiram em um Siena verde, em direção a Guaíba.

Entre dois e três homens teriam chegado à Rua das Extremosas, no bairro Mate Doce, local do crime. Tiaguinho e João foram mortos na varanda. Foram encontrados 10 cartuchos de 9 mm e .40. A polícia não tem pistas dos assassinos.

CHAPECÓ - Arquiteto é espancado e morto

O corpo de Antonio Carlos Grando, 58 anos, foi encontrado na manhã de ontem, em um dos banheiros da casa onde ele morava, em Chapecó, Santa Catarina.

O arquiteto estava com as mãos e os pés amarrados, um pano na boca e sinais de espancamento. De acordo com o delegado da Polícia Civil Alex Passos, a vítima apanhou muito e foi asfixiada com um cinto no pescoço. Passos acredita que o crime tenha sido praticado por duas ou mais pessoas.

A suspeita é de que o arquiteto poderia ter um relacionamento homoafetivo com um dos autores do homicídio. Foram roubados vários objetos e dois carros da vítima. Um deles, um Honda Civic com placas de Chapecó, foi encontrado no início da manhã, na localidade de Passo dos Índios, em Chapecó.

O veículo foi identificado pela Polícia Militar, que acionou familiares e entrou na casa de Grando, encontrando o corpo.


PASSO FUNDO - Explosão em loja assusta moradores

A Polícia Civil investiga a explosão de uma bomba caseira em frente a uma locadora de vídeos na Avenida Sete de Setembro, no centro de Passo Fundo. A vitrina ficou destruída. O estrondo, por volta das 9h de ontem, assustou moradores, que alertaram a polícia.

O proprietário relatou que foi o segundo ataque à loja em menos de cinco dias. Na quinta-feira, outro explosivo teria sido detonado em frente ao estabelecimento, sem provocar danos. O artefato seria artesanal, com pólvora e um dispositivo elétrico. Peritos examinaram o local e a polícia analisará imagens de câmeras. Ainda não há suspeitos.


ZERO HORA 02/06/2013 | 23h04

SAPUCAIA DO SUL - Corpos são encontrados em veículo queimado. Vítimas ainda não foram identificadas pela polícia

Dois corpos carbonizados foram encontrados em um veículo na tarde deste domingo em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. O Corpo de Bombeiros do município foi chamado por volta das 16h40min para conter as chamas.

O carro estava na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, via que dá acesso ao morro de Sapucaia. Não foi possível identificar as vítimas em função da gravidade das queimaduras


CARAZINHO - Homem é ferido com golpe de faca durante tentativa de assalto em Carazinho, no Norte. Vítima acordou ao ouvir o ladrão tentar arrombar a residência

Fernanda da Costa

Um homem foi ferido durante uma tentativa de assalto na madrugada deste domingo em Carazinho, no norte do Estado. Segundo a Polícia Civil, ele acordou ao ouvir o ladrão tentando arrombar a residência, no bairro Floresta, e reagiu.

Por volta das 4h, Luiz Vilmar Pereira, 59 anos, que estava em casa com a mulher, ouviu um barulho estranho e decidiu verificar o que era. Conforme a polícia, Pereira reagiu ao ver o ladrão e foi ferido com um golpe de faca no abdômen. O criminoso fugiu.

Pereira foi encaminhado ao Hospital de Caridade de Carazinho, onde passou por uma cirurgia e segue internado em estado estável. Ele identificou o agressor, que mora no mesmo bairro.

A Polícia Civil pediu a prisão temporária do suspeito no início da tarde. O pedido foi deferido pela Justiça e o homem será encaminhado ao Presídio Estadual de Carazinho. Ele foi detido e prestou depoimento na delegacia do município.


IJUI - Homem morre após ser baleado na cabeça em Ijuí. Anderson Alencar dos Reis, 25 anos, chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital de Caridade de Ijuí

Um homem morreu baleado na madrugada de domingo, em Ijuí. Anderson Alencar dos Reis, 25 anos, albergado no Instituto Penal de Ijuí, foi atingido por três tiros, dois deles na cabeça, segundo a Brigada Militar.

Os disparos foram efetuados por um homem em uma moto, por volta das 19h20min, na rua Tobias Barreto, bairro Luiz Fogliato, próximo a Penitenciária Modulada de Ijuí. A vítima chegou a ser levado ao Hospital de Caridade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 4h30min de domingo.
Postar um comentário