SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

PROTESTOS: CONFRONTO EM FORTALEZA


Manifestantes e policiais entram em confronto em frente ao Castelão. Cerca de 15 mil pessoas ocupam vias de acesso ao estádio; Brasil e México jogam às 16h

PEDRO MOTTA GUEIROS
RENATO DE ALEXANDRINO 
O GLOBO
Atualizado:19/06/13 - 13h11

Policiais montam barreira para conter manifestantes em ruas proximas ao estadio do Castelão
 Ivo Gonzalez / Agência O Globo


FORTALEZA — A chegada de cerca de 15 mil manifestantes, segundo estimativas da polícia, às barreiras montadas por policiais na Avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza, uma das vias de acesso ao Castelão, acabou em correria e muita confusão nesta quarta-feira. Pelo menos 500 policiais se postaram a três quilômetros do Castelão para impedir que a manifestação contra os gastos com estádios para a Copa das Confederações e Copa do Mundo se aproximasse do estádio. Quando os manifestantes tentaram furar o bloqueio, foram reprimidos com força. Bombas de efeito moral, balas de borracha e spray de pimenta foram usados para dispersar os manifestantes. Por enquanto, não há informações de feridos.

Antes de chegar às barreiras policiais, o protesto estava pacífico, com gritos de “Sem violência” e cartazes contra a presidente Dilma Rousseff. Mais cedo, o clima de tensão se misturava com a irreverência típica do nordestino. Enquanto ajeitava a formação, um soldado disse para o outro ao seu lado:

— ‘Vambora’ fechar. Só pode passar mulher bonita.

Brasil e México jogam às 16h no Castelão. Uma vitória deixa a seleção com a classificação às semifinais encaminhada.

Postar um comentário