SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

TRAGÉDIA CONSUMADA

O SUL, Porto Alegre, Sexta-feira, 07 de Junho de 2013.



WANDERLEY SOARES

A morte da mulher que chegou a ter esperança nas alegóricas patrulhas Maria da Penha deixa, entre outras coisas, dolorosa advertência contra as nem sempre eventuais demagogias do poder público.

A vítima do cárcere privado, que durou mais de 20 horas em Sapucaia do Sul, morreu na manhã de ontem. Rosemeri da Silva Anori teve uma parada cardíaca às 9h18min no Hospital Getúlio Vargas. Ela foi mantida refém entre terça-feira e quarta-feira pelo ex-marido, Jerry Eder Aguiar, de 41 anos. Ele ameaçava matar a ex-mulher com uma faca. Além de Rosemeri, o neto com menos de um mês também estava no local, mas foi liberado. Quarta-feira, de manhã, o Grupo de Operações Táticas Especiais da Brigada foi autorizado pelos cabeças da operação a ivandir a residência, mas pouco, quase nada, havia a fazer. No local, estava o agressor, morto, e a vítima, agonizante. Sigam-me.


Tomada de decisão

Sem estar autorizado, reproduzo parte da visão do coronel Rodolfo Pacheco, que nunca escondeu a estrelinha do PT e que, mesmo assim, por decisão pessoal, escolheu ir para a reserva. Ele marcou sua trajetória na ativa da Brigada Militar como hábil negociador em casos similares ao de Sapucaia. Diz Pacheco: "Sobre o fim trágico do episódio de cárcere privado, ocorrido em Sapucaia do Sul, seu detalhamento será levado para o túmulo junto com o agressor que se enforcou, Jerry. É inevitável ao final da ocorrência, a dúvida quanto o retardamento da invasão tática, o que não pode ser pelo motivo que não conseguiam obter mais contato, pois é um risco muito grande o de esperar a morte chegar. Está posto um grande desafio: de novos estudos e de coragem de tomada de decisão". Aqui da minha torre, digo que Pacheco fala, não por ouvir dizer, mas de ciência própria.


Menino

Quatro homens assaltaram, ontem, a agência do Sicredi, em Protásio Alves, na Serra Gaúcha. Eles invadiram o banco utilizando marretas e estavam armados com espingardas calibre 12, mistura da idade da pedra com a pós-modernidade. Depois de render o vigia, a quadrilha levou malotes com dinheiro. A Brigada capturou o grupo em Nova Prata. Um dos bandidos é um menino de 15 anos de idade.


Motoqueiros

Uma dupla assaltou três postos de combustíveis na Zona Norte de Porto Alegre na madrugada de ontem. Em menos de 40 minutos, dois homens em uma motocicleta atacaram frentistas, clientes e loja de conveniências. Os estabelecimentos ficam nas avenidas Ary Tarrago, Antônio de Carvalho e do Forte. Do total, eles levaram poucos mais de R$ 1,2 mil.


Bandidos equipados

A polícia tenta localizar o grupo que arrombou dois caixas eletrônicos do Banrisul instalados na empresa Semeato, no bairro São Cristóvão, em Passo Fundo. Eram cinco homens, armados de pistolas, que renderam os vigias durante a madrugada. Os assaltantes fugiram em dois carros. Os criminosos estavam equipados até com rádios na frequência da polícia.


Crime e castigo

Ontem, em São Leopoldo, uma perseguição policial a dois criminosos terminou com a morte de um dos bandidos. Nossa rotina, a cada dia, glamouriza os filmes sobre o velho oeste norte-americano e a guerra na época dos gangsters de Chicago, como peças para distrair crianças e adolescentes.

Postar um comentário