SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O RETORNO DAS GRANDES BATIDAS


O SUL, 18/07/2013


WANDERLEY SOARES

Durante a ditadura, foram inaugurados os cercos nas vilas populares.
A chamada operação Território da Paz, realizada ontem pela Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, resultou em 12 prisões e na apreensão de armas, drogas e munição no bairro Restinga. Cerca de 300 policiais realizaram as buscas. Como um humilde marquês, lembro que diligências como esta, não obstante tenham algum resultado positivo, em geral correspondem a um desperdício quase que insensato de mão de obra de profissionais da segurança. Uma investigação silenciosa, com um contingente bem menor de agentes, ainda que não tenha a mesma visibilidade proporcionada pela mídia, sempre resultam em performance de mais seriedade e profundidade nas técnicas de segurança pública. Aliás, essas grandes batidas de 300 policiais para prenderem 12 pessoas foram inauguradas, há algumas décadas, exatamente pela ditadura militar. O método está sendo reativado pela transversal política da segurança gaúcha.


Manutenção

Cerca de 30 mil reais em produtos de uma joalheria foram roubados no Centro de Bento Gonçalves, na Serra. Três homens invadiram o estabelecimento e renderam os funcionários. Os bandidos fugiram em um Golf prata. As câmeras de segurança da prefeitura não registraram o assalto porque passam por manutenção. Num próximo ataque, talvez, os equipamentos estejam reativados.


Reação

O dono de uma empresa de confecções foi baleado ao reagir a um assalto, ontem, no bairro Bela Vista, em Estância Velha. Dois homens invadiram o local. O proprietário atirou e baleou um deles, mas também acabou ferido. Um dos bandidos foi preso e o outro fugiu de moto.


Jaulas

A Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) firmou contrato com a empresa Peugeot Citroën do Brasil para a compra de 47 novas viaturas-xadrez para transporte de apenados. A empresa fornecerá outros dez veículos, do mesmo tipo, que serão doados à Susepe pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional). A capacidade das viaturas é para enjaular oito presos. Cabe registrar que a política da transversalidade, no policiamento preventivo-ostensivo, não aprova este modelito de jaulas.


Pôr do Sol

Um jovem foi morto a tiros em Canoas na noite de segunda-feira. Anderson da Silva, 22 anos, chegou a ser encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro do município. Segundo a Brigada Militar, o crime ocorreu no bairro Pôr do Sol, por volta das 22h.


Postar um comentário