SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

SALVADOR É A CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL

R7 - 19/7/2013 

Estudo mostra que Salvador é a cidade mais violenta do Brasil. Jovens entre 14 a 25 anos são as principais vítimas de violência no País

Do R7, com Jornal da Record



Casos de violência cresceu mais de 220% na Bahia em 30 anosReprodução/ Rede Record

Salvador (Bahia) é a cidade mais violenta em todo o território nacional, de acordo com um estudo sobre a violência no Brasil.

O levantamento mostra que o número de pessoas assassinadas no País é maior do que alguns conflitos armados internacionais. Em três décadas, o aumento foi de 323%.

Depois de Salvador, aparecem Rio Largo (AL) e Maceió (AL). Ananindeua, no Pará, e São Miguel dos Campos, em Alagoas, seguem no ranking da pesquisa.

Os jovens de 14 a 25 anos são as principais vítimas, especialmente de homicídios. A pesquisa mostra também que o maior número de assassinatos é contra pessoas negras. Os crimes acontecem com mais frequência de quinta-feira a domingo.

Em relação aos jovens, a região Sudeste é que apresentou o menor índice. No entanto, a situação é mais complicada no Nordeste. A cidade de Natal ganhou o título de capital mais violenta para jovens. Em três décadas, os crimes subiram 267% no município.
Assista ao vídeo:

Postar um comentário