SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 30 de julho de 2013

SOLDADO DA BM É AGREDIDO E AMARRADO EM ASSALTO

25 de julho de 2013 | N° 17502

ALVO À PAISANA

Um policial militar de 25 anos foi assaltado quando estava em seu veículo, com a namorada, estacionado na Rua Colônia Monge, em Rolante. Três jovens em um Chevette branco se aproximaram do Gol vermelho de Silemar Régis Sziminski pedindo informações e logo anunciaram o assalto.

O soldado estava à paisana. O bando roubou uma pequena quantia em dinheiro, celulares, além da pistola Taurus .40, usada pela Brigada Militar. O crime aconteceu às 23h50min de terça-feira.

Sziminski foi amarrado pelas mãos no porta-malas de seu carro. Atado, ele levou socos e chutes dos três criminosos. O policial se identificou como militar do Exército durante o assalto. A quadrilha, de Novo Hamburgo, fugiu em direção à ERS-239, quando foi localizada pela polícia, após receber um chamado do soldado, que conseguiu desatar-se das cordas e correu para a casa de moradores da área para chamar os seus colegas.

Na perseguição, os bandidos atiraram contra uma viatura da Brigada Militar. Em Taquara, o bando perdeu o controle do veículo e capotou. Policiais levaram os criminosos para o Hospital Bom Jesus, em Taquara.

A Polícia Civil suspeita que o trio sabia que Sziminski era policial.

– Tudo indica que eles praticaram o crime para roubar a arma do PM – afirmou o delegado Rosalino Constante Seara.
Postar um comentário