SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

À LUZ DO DIA


ZERO HORA 29 de agosto de 2013 | N° 17537

Professor é baleado por ladrões em frente a escola. Atingida por três tiros, vítima teria reagido a investida de dupla que pretendia levar seu carro na Capital


O professor de educação física Everton Luis Deiques foi baleado próximo a seu veículo, em frente a um colégio particular na zona sul da Porto Alegre, no fim da tarde de ontem. Conforme a Polícia Civil, ele teria sido abordado por assaltantes e, ao reagir, atingido por disparos de arma de fogo.

OHospital da Brigada Militar de Porto Alegre informou que foram três tiros, que acertaram o braço, o tórax e o abdomen do professor.

O crime ocorreu em frente ao Colégio Mãe de Deus, na Rua Doutor Mário Totta, bairro Tristeza. Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o professor de 34 anos, que estaria chegando à escola, foi o alvo de dois assaltantes que queriam levar sua Tucson preta, estacionada na via, do lado oposto à instituição de ensino. Os disparos foram feitos por volta das 17h.

Conforme a delegada Áurea Regina Hoeppel, titular da 6ª Delegacia da Polícia (bairro Vila Assunção), que investiga o caso, a tentativa de assalto é considerada uma prioridade.

– Coloquei o pessoal na rua, estão fazendo a investigação (ontem à noite) – afirmou a delegada.

Áurea informou que um suspeito chegou a ser abordado pelos policiais, mas ele não havia sido reconhecido por testemunhas até o início da noite de ontem.

De acordo com policiais que trabalhavam no local, uma boina bege com o símbolo do Rio Grande do Sul foi encontrada ao lado do veículo, que não foi levado pelos ladrões – possivelmente, seria de um dos assaltantes. Também teria sido achado um celular, mas não se tinha a confirmação se era da vítima ou de algum dos criminosos.

Inicialmente, Deiques foi encaminhado ao Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre, no bairro Vila Assunção, e transferido para o Hospital de Pronto Socorro por volta das 20h, em estado regular.

Durante a noite, peritos do Instituto-geral de Perícias (IGP) trabalhavam no local do crime. A polícia fazia buscas ontem aos assaltantes, mas ninguém havia sido preso até o fechamento da edição.
Postar um comentário