SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A MACONHA NA FRONTEIRA

O SUL, 02/08/2013



A legislação uruguaia atingirá diretamente o nosso Estado.

A legalização da produção e comercialização da maconha, aprovada pelos deputados do Uruguai, deverá ser acatada pelo Senado de nossos vizinhos e hermanos, com pleno apoio do presidente José Mujica. O Brasil será atingido diretamente pela legislação uruguaia a partir de nosso Estado. De outra banda, a ideia de que haverá no Uruguai a contenção do narcotráfico é, na melhor das hipóteses, temerária. O que deverá acontecer é que os traficantes terão no governo uruguaio um concorrente e, de certa forma, um aliado em seus negócios. Nesta concorrência, os bandidos avançam com vantagem por não terem limites tanto na produção como na comercialização da droga e poderão, inclusive, determinar a cotação deste produto. Sabemos que as nossas fronteiras têm costumes que estão acima das leis e a maconha será um novo marco nesse jeito de viver.


Soldado ferido


O governo do Estado prometeu pagar até o próximo dia 10 o abono por afastamento ao soldado Neivaldo Nondillo, 41 anos, ferido com um tiro de fuzil pela quadrilha que atacou uma fábrica de joias em Cotiporã, em dezembro do ano passado. Desde lá, Neivaldo, já agraciado com um dos mais baixos salários do País, está com o seu soldo reduzido.


Arsenal


A Brigada Militar apreendeu armas e dinamite numa casa localizada no interior de Farroupilha, na Serra Gaúcha. Foram encontradas 16 bananas de dinamite, além de cordel, espoleta e detonadores, material que poderia ser empregado na confecção de mais artefatos explosivos. Uma espingarda calibre 20 e um rifle calibre 22 também foram apreendidos. A suspeita é que o arsenal seria usado em ataques a banco. Um homem de 48 anos, que estava na residência, foi preso.


Transporte seguro


O CPC (Comando de Policiamento da Capital) realizou, entre a noite de quarta-feira e a madrugada de ontem, a chamada Operação Transporte Seguro. O objetivo é reduzir a incidência de assaltos em ônibus, lotações e táxis. Numa das abordagens, no bairro Santa Tereza, foi apreendido, com o passageiro de um táxi, 600 gramas de maconha. Três pessoas foram presas. Os PMs apreenderam uma arma e 150 gramas de crack. Mais de 3,5 mil pessoas foram abordadas e três foram presas.


Temporários


O prazo de inscrição no concurso da Brigada Militar para PM temporário foi prorrogado até 30 de agosto. O motivo do adiamento é a pouca procura para as 500 vagas existentes. Os candidatos devem ter o ensino fundamental e as inscrições devem ser feitas no site da Brigada Militar. De minha torre, sempre contestei a existência de PMs temporários, embora reconheça que seja uma das panaceias para diminuir o desemprego entre jovens. No entanto, o trabalho policial exige rigorosa profissionalização. O PM temporário e sinônimo de improvisação.
Postar um comentário