SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

AS QUADRILHEIRAS

O SUL Porto Alegre, Sexta-feira, 23 de Agosto de 2013.



WANDERLEY SOARES

A ideia de que as mulheres são simplesmente reféns de seus companheiros traficantes tem muito de hipocrisia, para não dizer que é falsa.

O lucro fácil e alto devido ao crescimento constante de consumidores, inclusive com o apoio velado de alguns segmentos da mídia e nada velado de comunidades de jovens, a fragilidade dos meios de recuperação de dependentes, além dos sempre atrasados dispositivos de repressão, são, entre outros pontos, molas impulsionadoras do tráfico de drogas que envolvem famílias inteiras e incentiva as mulheres a se integrar nesse processo nem sempre subterrâneo. A ideia de que as mulheres são simplesmente reféns de seus companheiros traficantes tem muito de hipocrisia, para não dizer que é falsa. Como um humilde marquês, aqui de minha torre, digo que é evidente que os governos estão desarrumados e escorregadios nessa guerra, não conseguem controlar os líderes do tráfico, estejam eles presos ou em liberdade, e demonstram incapacidade de entender o avanço da importância que as mulheres estão assumindo nas redes de violência e criminalidade. Isso é chocante.


Meninos

A polícia de Eldorado do Sul prendeu, ontem, nove adolescentes envolvidos no incêndio da escola La Hire Guerra, ocorrido no último dia 12. A operação, comandada pelo delegado Alencar Carraro, cumpriu mandados de apreensão nos bairros Sans Souci e Progresso. Os adolescentes têm entre 13 e 17 anos de idade e somente um nunca foi aluno da escola. Conforme Alencar, eles apresentam um fraco desempenho escolar, pois repetiram o ano várias vezes e muitos desistiram de estudar. Isso se chama deseducação transversal. Os prejuízos da escola são estimados em R$ 1 milhão.


Educação

No labirinto da violência e da criminalidade, a educação é a porta de saída. No entanto, contrastando com isso, no DOE (Diário Oficial do Estado) são fartas as publicações de professores sendo cedidos ou tendo confirmados os desvios de função.


Malote

A polícia recuperou um malote do Banrisul com R$ 70 mil em dinheiro. Estava com dois homens que foram presos quando circulavam num carro roubado pelo bairro Guajuviras, em Canoas. A suspeita é de que o malote pertença à agência da Ceasa, de Porto Alegre


Banco

Três homens invadiram ontem a agência Banrisul na estrada Edgar Pires de Castro, pegaram o dinheiro e fugiram em um veículo Renault Logan branco, encontrado queimado próximo do local.

Postar um comentário