SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 24 de agosto de 2013

CRIMINOSOS EXPLODEM AGÊNCIA

CORREIO DO POVO 24/08/2013 08:06

Criminosos explodem agência bancária em Pinhal. Ataque durou cerca de três minutos e suspeitos utilizaram um carro branco na fuga



Criminosos explodem agência bancária em Pinhal
Crédito: Brigada Militar / Divulgação / CP


Uma quadrilha, integrada por pelo menos quatro homens, explodiu na madrugada deste sábado uma agência do banco Bradesco, no Balneário Pinhal, no Litoral Norte do Estado.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM) do município, o crime ocorreu às 3h30min, na avenida Itália. Para ingressar na agência, o grupo criminoso quebrou até uma parede e em seguida utilizou explosivos para danificar o único caixa eletrônico disponível.

A BM não tem ideia da quantidade de dinheiro levada pela quadrilha, mas as câmeras de monitoramento do local irão ajudar a Polícia Civil nas investigações. O ataque durou cerca de três minutos e na fuga os suspeitos utilizaram um carro branco para deixar o local.


Polícia investiga tentativa de homicídio dentro de hospital em Porto Alegre. Homem foi alvejado com tiros nas pernas e passou por cirurgia

A Polícia Civil irá analisar as imagens das câmeras de segurança do circuito interno do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. O objetivo é buscar a identificação de um homem que teria aproveitado o horário de visitas, invadido um quarto e atirado contra Tiago Diogo Gonçalves, de 27 anos. O crime ocorreu na noite desta sexta-feira. A vítima foi alvejada com tiros nas pernas, passou por cirurgia e passa bem.

A polícia civil suspeita de vingança. Gonçalves deu entrada no hospital ainda na quinta-feira, depois de ter sido baleado no tórax e abdômen por dois homens no bairro Rubem Berta, zona Norte de Porto Alegre. O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP).

Fonte: Luciano Nagel / Rádio Guaíba


Empresário é morto a tiros em Alvorada. Dois homens entraram em revenda de carros e efetuaram disparos testemunhados pela família da vítima


Dois homens entraram em revenda de carros e efetuaram disparos testemunhados pela família da vítima
Crédito: Jonathas Costa/O Alvoradense/Especial CP


Um empresário de 40 anos foi morto a tiros, no fim da tarde desta sexta-feira, em Alvorada, Região Metropolitana. De acordo com o jornal O Alvoradense, dois homens entraram na revenda de automóveis da vítima na avenida Presidente Vargas e, sem anunciar assalto, um deles sacou a arma e disparou. Gevanildo Slayfer, não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a Brigada Militar, a dupla conversou por alguns minutos com a vítima e, então, foram dados ao menos três disparos. A mulher e os filhos de Slayfer estavam na loja e presenciaram o assassinato. Os criminosos fugiram em direção a Porto Alegre, onde BM e Polícia Civil fazem buscas.

23/08/2013

Caixa eletrônico é arrombado no Centro de Porto Alegre. Criminosos utilizaram um maçarico para retirar dinheiro do equipamento

Um caixa eletrônico do banco Santander foi arrombado na madrugada desta sexta-feira em Porto Alegre. Segundo informações da Brigada Militar (BM), o crime ocorreu na avenida Farrapos, no Centro da Capital.

Conforme a BM, os criminosos que ingressaram na agência usaram um maçarico para danificar o equipamento e levar o dinheiro. Não há informações de quantas pessoas participaram do crime e nem de como chegaram ao banco. 


22/08/2013 16:00

Trio assalta banco em Porto Alegre e queima carro na fuga. Criminosos fugiram em outro veículo com a ajuda de um comparsa

Ao menos três homens armados com pistolas e marretas assaltaram, no início da tarde desta quinta-feira, uma agência do Banrisul, na zona Sul de Porto Alegre. O estabelecimento fica na avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Aberta dos Morros.

Os criminosos quebraram a porta giratória, renderam os seguranças e obrigaram os funcionários a entregar uma quantia em dinheiro, não revelada. Na fuga, o trio seguiu em um Renault Logan, percorreu cerca de 800 metros, queimou o carro e embarcou em um segundo veículo, conduzido por um quarto suspeito. Ainda não há informações sobre o paradeiro dos criminosos.

Segundo a BM, ninguém se feriu durante o ataque. Os policiais ainda desconhecem se havia câmeras de segurança na agência bancária, que pudessem ter gravado a ação dos bandidos.

De acordo como Sindicato dos Bancários, com este assalto, já são 97 ataques a bancos no Rio Grande do Sul em 2013, contra 105 no mesmo período em 2012. Em agosto foram 12 ações, contra 13 nas primeiras três semanas do mês do ano passado.


Professora é estrangulada e esfaqueada nas Missões. Polícia investiga envolvimento de Cristiane Marks, de 26 anos, com ex-interno da Case

A Delegacia da Mulher de Santo Ângelo, nas Missões, começou a investigar a morte da professora de História Cristiane Marks, de 26 anos, que teve o corpo encontrado no corredor do apartamento onde vivia, no bairro Cohab. A vítima tinha ferimentos do tipo esganadura no pescoço e marcas de facadas próximas ao coração.

De acordo com a delegada Elaine da Silva, Cristiane era professora do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santo Ângelo e havia se envolvido com um ex-interno. A possibilidade de envolvimento dele no crime não está descartada, mas o jovem ainda não prestou depoimento. “A morte ocorreu por hemorragia e foi um homicídio. Ainda estamos analisando, mas a suspeita de o namorado dela estar envolvido não pode ser descartada”, disse.

Segundo a delegada, no local do crime ocorreu havia dois pratos com almoço servido, talheres e copos, além de bombons. Porém, só a parte dos alimentos de um dos lados não havia sido consumida. Os materiais foram encaminhados à perícia, assim como o celular e o notebook da vítima.

Fonte: Wagner Machado / Rádio Guaíba / CP


Homem é mortos a tiros e outro fica ferido em Triunfo. Disputa por terreno na cidade teria motivado disparos

Um homem de 31 anos foi morto a tiros na manhã desta terça-feira na rua 28 do bairro Olaria, em Triunfo, na região Carbonífera. O assassinato, ocorrido por volta das 10h, aconteceu, segundo a Brigada Militar (BM), após um desentendimento por conta de um terreno.

Ainda de acordo com informações fornecidas pela BM, o atirador teria invadido a área pertencente à vítima - identificado como Marcos Santos de Souza. Ele foi atingido por três tiros.

Durante a discussão, o suspeito ainda disparou outros três tiros com arma de calibre .38 contra outro homem, de 33 anos, que também estava no local. O atirador, de 28 anos, fugiu após os disparos e é procurado pela polícia.

Fonte: Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba




Postar um comentário