SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

EXECUTADO POR TENTAR RECONQUISTAR NAMORADA

ZERO HORA 01 de agosto de 2013 | N° 17509

EDUARDO TORRES

MENSAGEM FATAL. Executado por tentar reconquistar a namorada


A esperança em manter viva uma relação terminada pela namorada havia dois meses foi fatal para André Luís dos Santos Leal, 24 anos, terça-feira à noite, na Restinga, zona sul da Capital. É o que suspeitam os policiais responsáveis pela apuração do caso. De acordo com o delegado Gabriel Bicca, da 4ª Delegacia de Homicídios, há pelo menos um suspeito.

– Foi uma execução cometida, provavelmente, por alguém descontente com a insistência do rapaz – aponta o delegado.

Pela quarta vez desde o mês passado, André Luís contratou um carro de telemensagem para ir à casa da mãe da ex-namorada, de 24 anos, na Quinta Unidade da Restinga, terça-feira à noite. Depois de tocarem músicas de Luan Santana e Sandy&Júnior, uma mensagem foi lida. Ele desceu do carro promocional com um buquê de flores, mas foi em vão. Naquele momento, não havia ninguém em casa.

O destino de André Luís foi traçado na saída, por volta das 21h. Nesse momento, segundo a polícia, ele teria sido ameaçado, aos gritos, por dois homens. Por isso, apressou a saída do local, no Palio da empresa contratada. Mas o carro foi perseguido, provavelmente por um Vectra, que cortou a frente do Palio na Estrada João Antônio da Silveira. Dois homens desceram. Um deles se aproximou da janela do Palio. Depois de perguntar quem havia contratado o serviço, disparou cinco vezes contra André Luís.

Jovem era garçom em dois restaurantes

A morte “por amor”, como a própria família da vítima definiu, deixou todos os parentes chocados. Em depoimento à polícia, a mãe lembrou que todo o esforço de André Luís, trabalhando em dois restaurantes de Porto Alegre, era para conseguir agradar à amada. Com o afastamento dos últimos meses, a relação teria virado obsessão.

Sem antecedentes criminais, André Luís era morador de Viamão e trabalhava como garçom em dois lugares. Ele e a ex-namorada haviam se conhecido ainda no tempo da escola, chegaram a viver juntos na casa da mãe do rapaz, em Viamão, durante sete anos. Até junho, trabalhavam no mesmo restaurante, em Porto Alegre

No corpo do garçom ficaram as marcas do amor já não correspondido. Em um punho, estava tatuada a frase “Amor Eterno”. No outro, o nome da ex-namorada.

Postar um comentário