SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

EXIBICIONISMO COPEIRO

O SUL, 30/08/2013

WANDERLEY SOARES


Motoqueiros brigadianos descem, velozes, escadarias do viaduto no Centro Histórico.


Motoqueiros brigadianos desceram velozes uma das asas das escadarias do viaduto da Borges de Medeiros, o que não chega a ser incomum, no início da tarde de ontem, com suas máquinas roncando, sem que se soubesse que estivessem em perseguição a bandidos. Um exibicionismo provavelmente preparativo para a Copa da Porto Alegre do Kiko. De minha torre, como um humilde marquês, recebo informações sobre como desabam as cascatinhas do Fortunati, no que foram transformadas as escadarias daquela obra de arte na temporada das chuvas e, com tempo seco, motos oficiais ou ciclistas civis invadindo os passeios. À noite, o policiamento é zerado e só aparece diante de fatos consumados. Trata-se da segurança transversal e cidadã, que está transformando o Rio Grande no território da paz verde e amarelo.


Livramento

Em Livramento, uma patrulha da Brigada Militar abordou um veículo que transportava 13 terneiros que eram levados para o Cerro do Chato. A carga viva não tinha nota fiscal nem o GTA (Guia de Transporte de Animais). Isto ocorreu no dia 15 deste mês. Tudo seria um caso a mais de tentativa de burlar a lei, não fosse o fato de o motorista do veículo revelar que os bichos pertenciam a um dos membros do Executivo de Livramento. Seguem as investigações e estarei atento.


Tristeza

O bairro Tristeza, na Zona Sul da Capital, tem média de um carro roubado a cada três dias, segundo dados da Polícia Civil.


Decisões oficiais

Deu no DOE (Diário Oficial do Estado): "O coronel João Gilberto Fritz passou à disposição da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social; o sargento Newton Teixeira Rodrigues passou à disposição da Assembleia Legislativa; os servidores Cristian Fabiano Guimarães e Ligia Maria Correa Geyer, da Secretaria da Saúde, viajarão de 9 a 15/9/13 para Paris a fim de participar do Congresso "Urban Dynamics & Health Concepts, Methods and Applications', com 6,5 diárias de 360 euros/dia, passagens aéreas e taxa de inscrição; ...
Postar um comentário