SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SUMIÇO DE PEDREIRO


ZERO HORA 12 de agosto de 2013 | N° 17520

PEDREIRO. Ativistas cobram solução para sumiço de pedreiro

Cerca de 50 pessoas participaram ontem de um ato – convocado pela Anistia Internacional – de solidariedade à família do pedreiro Amarildo Dias de Souza, 43 anos, desaparecido desde 14 de julho, quando foi levado por policiais militares de sua casa à sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha “para averiguação”.

Além dos seis filhos e da mulher de Amarildo, participaram familiares da juíza Patrícia Acioli, executada por PMs há dois anos, artistas e representantes de grupos de direitos humanos. Os ativistas estenderam duas faixas na Rocinha.

Mulher do pedreiro, Elizabete Gomes da Silva (ao centro, na foto) contestou denúncias de que sua casa seria utilizada como refúgio de traficantes:

– Estão inventando isso para mudar o foco, querendo colocar a culpa do sumiço e da morte do meu marido na família. Hoje está sendo o primeiro Dia dos Pais que meus filhos não o terão por perto. A caçula, de cinco anos, era muito apegada ao pai e pergunta por ele.
Postar um comentário