SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ASSALTADO AO SOCORRER FERIDOS EM ACIDENTE

ZERO HORA 25 de setembro de 2013 | N° 17564

ATAQUE SURPRESA. Sargento é assaltado após acidente em Porto Alegre. Policial da Brigada foi atacado ao parar para ver se alguém estava ferido


Após parar para verificar se havia feridos em um acidente, um sargento da Brigada Militar acabou assaltado na noite de segunda-feira, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. O crime ocorreu às 23h20min, próximo à parada 19, na Estrada João de Oliveira Remião.

No momento da abordagem, o PM estava acompanhado do filho mais novo, de 15 anos. O sargento estava armado, mas não reagiu, e deixou que o assaltante levasse seu Celta.

O policial chegou a pensar que o acidente fosse uma simulação para facilitar a ação dos criminosos. – Quando o motorista veio ensanguentado na minha direção, eu me identifiquei, e ele disse que também era policial. Ele me pediu a arma e eu não quis entregar. Fui me afastando da aglomeração para poder ter uma ação e ninguém se ferir – disse o sargento, que se identificou como Juarez.

O policial contou que havia cerca de 12 pessoas no local:

– Acabei entregando a chave (do carro) porque era melhor para minha segurança, do meu filho e das pessoas que estavam em volta.

Segundo o 18º BPM, dois homens seguiam pela via em um Peugeot roubado quando colidiram com uma Hilux. O motorista do Peugeot já estava fora do veículo quando abordou o policial. Em depoimento prestado à 21ª Delegacia de Polícia, o sargento afirmou que o assaltante portava uma pistola .40, de uso exclusivo das forças policiais. De acordo com o delegado Marcos Antonio Machado, titular da 21ª DP, o segundo passageiro do Peugeot roubado, identificado como Michel Alves dos Santos, é foragido e responde por assalto, formação de quadrilha e tráfico de drogas. Ele ficou ferido no acidente e permanece sob custódia da polícia, no Instituto de Cardiologia Hospital Viamão.
Postar um comentário