SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ATO JUSTICEIRO E EXECUÇÕES


ZERO HORA 10 de setembro de 2013 | N° 17549

CAROLINA ROCHA

PORTO ALEGRE - CRIME NA MADRUGADA. Motociclista atira em assaltante e desaparece

A Polícia Civil ainda não sabe quem é o motociclista misterioso que impediu um assalto a um posto de combustíveis ao matar o ladrão e fugir, na noite de domingo, no bairro Teresópolis, em Porto Alegre. Passava das 23h30min quando uma dupla chegou a pé no posto na esquina da Avenida Teresópolis com a Travessa Marechal Bormann.

Os dois renderam o frentista e anunciaram o assalto. A dupla não contava que um motociclista, que acabara de estacionar próxima uma bomba, iria reagir. Ao presenciar o assalto, o homem sacou uma arma e atingiu um dos assaltantes, ainda não identificado, que não resistiu aos ferimentos e tombou metros adiante. O comparsa dele fugiu.

– Encontramos projetis de dois calibres, o que pode indicar que houve confronto – disse o titular da 4ª Delegacia de Homicídios, delegado Gabriel Bicca.

Câmera de vídeo pode auxiliar investigadores

Peritos recolheram projetis de calibres 38 e 44. Um revólver calibre 44 ficou caído no pátio do posto, possivelmente do bandido. O motoqueiro teria usado um 38.

Até a tarde de ontem, o corpo não havia sido identificado. De acordo com o delegado Bicca, o morto aparentava menos de 20 anos, era moreno e tinha um diamante tatuado no rosto. Segundo uma testemunha, minutos antes do assalto, teria ido ao posto para abastecer um Corsa sedan escuro e, depois, voltado a pé com o comparsa.

Quanto ao motociclista que disparou contra o assaltante, o delegado aguarda imagens das câmeras de segurança do posto para tentar identificá-lo. Como o atirador fugiu após os disparos e não chegou a tirar o capacete, a testemunha ouvida pelos policiais não teve condições de identificá-lo.


MONTENEGRO -  Vítima de execução tem dedos decepados

Paulo Matos da Silva, 30 anos, foi encontrado morto no pátio de uma casa, no bairro 5 de Maio, em Montenegro, por volta das 4h30min de domingo. Todos os dedos das duas mãos haviam sido arrancados. A vítima apresentava marcas de facadas espalhadas pelo corpo. Um revólver foi encontrado no local do crime. Silva havia saído da cadeia 20 dias atrás. A polícia continua a investigação, mas até ontem não havia suspeitos.


GUAÍBA - Mulher executada dentro de casa

Uma mulher foi morta dentro de casa, no bairro Ipê, em Guaíba. Por volta das 5h de ontem, pelo menos dois homens invadiram a residência na Rua Seis e executaram a tiros Adriana da Natividade Rodrigues, 36 anos, que estava na cama.


Postar um comentário