SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DISPAROS A ESMO MATA JOVEM

ZERO HORA 02/09/2013 | 03h28

Homem dispara a esmo e mata jovem em Rio Grande. Suspeito sofreria distúrbios mentais, de acordo com a polícia


Um crime sem motivo aparente revoltou moradores do bairro Parque Marinha, em Rio Grande, na noite deste domingo. Da janela de casa, um homem de 41 anos disparou uma espingarda e atingiu um jovem que estava na parada de ônibus em frente, na Avenida dos Grandes Lagos. Michel Silva de Lúcia, de 23 anos, foi baleado no peito e morreu no local. A arma usada no crime foi uma .22, herança do pai do atirador.

A ação ocorreu por volta das 21h e comoveu populares que estavam na região. O grupo chegou a agredir policiais militares que atenderam a ocorrência. Pedras e tijolos foram lançados contra os soldados e as viaturas.

Depois de conter a confusão, a Brigada Militar convenceu o suspeito a se entregar e o encaminhou até a delegacia, onde prestou depoimento. De acordo com a Polícia Civil, ele teria justificado o ato dizendo que "não gosta de gente".

Aparentemente, o suspeito sofre distúrbios mentais e já teria sido internado para tratar a doença. Ele vai ser levado nesta segunda-feira para a Penitenciária Estadual de Rio Grande.
Postar um comentário