SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

HOMEM É MORTO COM TIRO NA CABEÇA DENTRO DE CASA, APÓS DUAS TENTATIVAS DE EXECUÇÃO

Homem é baleado pela 3ª vez em 2 semanas e morre em Porto Alegre

Mulher da vítima, grávida de 7 meses, foi atingida no ombro e passa bem. Homem já havia sido baleado no hospital, após outra tentativa de execução.

Do G1 RS, 02/09/2013 00h29

Um homem de 27 anos morreu na noite deste domingo (1º) após ser baleado na cabeça dentro de casa na Zona Norte de Porto Alegre. Ele havia recebido alta há poucos dias, após duas tentativas de execução. A mulher da vítima, grávida de 7 meses, foi atingida no ombro, mas passa bem.

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, que investiga o caso, o casal havia recebido na tarde deste domingo a visita de um conhecido, que permaneceu no local de 3 a 4 horas. Ao se despedir, já pela noite, o homem sacou a arma e atirou contra a cabeça da vítima, atingindo também a mulher. A polícia faz buscas ao suspeito.

O homem já havia sido baleado no dia 22 de agosto. No dia seguinte, internado no Hospital Cristo Redentor, na capital, ele sofreu um outro ataque durante o horário de visitas da instituição. A vítima teve ferimentos nas pernas e foi encaminhado para cirurgia. O suspeito naquela ocasião, que era procurado por dois crimes, foi preso na última quinta-feira (29).


ZERO HORA 02 de setembro de 2013 | N° 17541

TERCEIRA TENTATIVA. Morre homem após três atentados



Após uma terceira tentativa, criminosos mataram Tiago Diogo Gonçalves, 27 anos. Ele foi baleado em casa, na Vila Respeito, bairro Sarandi, na noite de ontem. Foi o terceiro ataque, em 11 dias, contra Tiago. Em 22 de agosto, Tiago foi ferido e, após, socorrido no Hospital Cristo Redentor.

Na noite do dia seguinte, um homem invadiu a emergência do hospital e tentou novamente matar Tiago. O suspeito, identificado como William da Silva Barbosa, 21 anos, foi preso na quinta-feira passada. Ontem, por volta das 19h30min, os atiradores surpreenderam Tiago. Os disparos aconteceram próximo à residência dele na Rua Oito de Outubro.
Postar um comentário