SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

MENORES JUSTICCEIROS TENTARAM ENTERRAR HOMEM VIVO


RJ: jovens são presos ao tentar enterrar homem vivo. Segundo os policiais, os jovens confessaram que tentavam matar o morador de rua 'por ele ser um estuprador'

01 de setembro de 2013 | 11h 50

Clarice Cudischevitch - O Estado de S. Paulo



RIO - Três jovens foram flagrados pela polícia no fim da madrugada deste domingo, 1º, ao tentarem enterrar um homem vivo nas areias da praia de Ipanema.

Paulo César Furtado da Silva, de 18 anos, e dois menores de 15 e 17 anos usavam uma pá para cavar o buraco e agredir a vítima, um morador de rua, quando policiais do 23º BPM (Leblon) se aproximaram e viram o crime.

De acordo com os policiais, os jovens confessaram que tentavam matar o homem "por ele ser um estuprador". Segundo a Polícia Civil, os criminosos também sufocavam o homem com um saco plástico. O morador de rua, não identificado, foi encaminhado ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, onde foi internado. Com lesões no tórax e traumatismo cranioencefálico leve, seu estado é estável e não é grave. De acordo com a Secretaria da Saúde, o homem está lúcido.

Segundo a 14ª DP (Leblon), para onde os jovens foram levados, Paulo César foi autuado por tentativa de homicídio e corrupção de menores. Ele foi, então, encaminhado à Polinter. Os dois menores vão responder por fato análogo ao crime de tentativa de homicídio. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Postar um comentário