SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

MORRE AO REAGIR, MAS MATA BANDIDO DO SEMI-ABERTO



ZERO HORA 17 de setembro de 2013 | N° 17556

REAÇÃO A ASSALTO

Empresário mata ladrão, mas acaba morrendo



Um empresário reagiu e matou um criminoso durante um assalto, mas, baleado, também acabou morrendo. O caso aconteceu em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, na noite de sábado.

Dono da transportadora Trans Coelho, Sidnei Coelho Rodrigues jantava com a mulher e os filhos às 22h, quando pelo menos três homens invadiram a casa após arrombarem a porta. O trio anunciou o assalto, exigindo dinheiro.

A seguir, os criminosos mandaram que as vítimas deitassem no chão. Neste momento, houve um descuido por parte de um dos assaltantes, e o empresário conseguiu tomar a arma dele, dando início a um tiroteio.

Um dos bandidos, identificado pela Polícia Civil como o apenado do regime semiaberto Maison Weyh Silva, 24 anos, caiu morto. Rodrigues também foi baleado. Levado ao Hospital de Osório, o empresário não resistiu aos ferimentos e morreu. Os outros criminosos conseguiram escapar. Ninguém mais ficou ferido.

No local, a polícia encontrou dois revólveres calibre 38. O delegado Peterson Benitez disse que há suspeita de que um quarto criminoso esteja envolvido – ele estaria aguardando o término da ação do grupo em um carro nas proximidades.
Postar um comentário