SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 29 de setembro de 2013

NO RS, EXECUÇÕES E CRUELDADE

ZERO HORA 29 de setembro de 2013 | N° 17568


PORTO ALEGRE - Detento é morto quando deixava Presídio Central

Em liberdade condicional, apenado foi atingido por tiros minutos depois de sair da prisão



A liberdade condicional para Ibaré Franco da Silva, 53 anos, durou apenas alguns minutos, na madrugada deste sábado, em Porto Alegre.

Ao caminhar duas quadras, após deixar o Presídio Central de Porto de Alegre, por volta da 1h20min, Ibaré foi abordado por homens em um veículo. De dentro do carro, foram disparados cerca de 10 tiros. Ibaré morreu na hora, e os criminosos fugiram sem serem identificados. A vítima portava apenas uma guia de soltura, expedida pelo Presídio Central. O caso é investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Ibaré era conhecido de policiais e agentes penitenciários. Iniciou a vida criminosa na década de 1980 e tinha condenações por homicídio, tráfico de drogas, assalto e cárcere privado. De albergues, fugiu pelo menos três vezes. Após uma das fugas, na madrugada de 5 de fevereiro de 1997, manteve 11 pessoas reféns – incluindo quatro crianças – ao invadir uma casa no bairro Lomba do Pinheiro, na Capital. Armado, se dizia perseguido por PMs. Depois de duas horas de tensão, ocorreu um tiroteio, Ibaré foi ferido e preso.

Em maio de 2002, após ser transferido para o regime semiaberto, beneficiado por uma falha judicial – ele não tinha direito à progressão naquele momento– , Ibaré voltou a agir do mesmo modo. Invadiu uma estética no bairro Petrópolis, mantendo cerca de 30 pessoas reféns por mais de 45 minutos. Ibaré fugia de PMs, após assaltar uma farmácia na Avenida Protásio Alves.


SÃO LUIZ GONZAGA - Mulher assassinada dentro de casa

A Polícia Civil de São Luiz Gonzaga, no Noroeste gaúcho, investiga a morte de Ediane Ramos Szulczewski, 25 anos. O corpo da vítima foi encontrado na noite de sexta-feira, ferido com pelo menos dois tiros na cabeça. A vítima estava dentro de casa, no assentamento Campos do Pontão, na zona rural. Na manhã deste sábado, parentes e vizinhos prestaram depoimentos aos agentes da delegacia da Polícia Civil.


CAXIAS DO SUL - Homem é queimado no centro de Caxias do Sul

Um homem teve o corpo queimado nas ruas de Caxias do Sul, na Serra, no começo da madrugada de sábado. Ele foi internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Pompeia. Conforme informações da Brigada Militar, o homem sofreu queimadura de terceiro grau, em 80% do corpo, com lesões no rosto, tórax e braços.

A vítima seria morador de rua e até a manhã deste sábado não havia sido identificada. Dois homens foram vistos correndo no local do crime, próximo ao Postão 24 Horas.


PORTO ALEGRE - Jovem é assassinado no bairro Santa Tereza em Porto Alegre

Um jovem foi morto a tiros na madrugada deste domingo (29), na Zona Sul de Porto Alegre. O crime ocorreu por volta das 2h da manhã, na rua Rubens Alcântara, Bairro Santa Tereza. A vítima não teve a identidade revelada pela polícia. A Brigada Militar não descarta a relação do crime com o tráfico de drogas na região. No mês de setembro, cinco pessoas foram mortas com envolvimento com o tráfico no bairro Santa Tereza, a maioria das vítimas tinham entre 18 e 25 anos. RADIO GAÚCHA


FARROUPILHA - Homem é morto a tiros

Não há suspeitos da autoria do crime. Um homem foi morto a tiros na noite desta terça-feira (24/09), em Farroupilha. O crime ocorreu por volta das 19h50min. Populares escutaram seis disparos de arma de fogo na Rua Carlos Fanton, bairro São José , e chamaram a Brigada Militar. Os policiais isolaram a área e identificaram a vítima como Anuar Ubert, 35 anos. Ele tinha antecedentes por furto, ameaça e lesão corporal. A região onde aconteceu o assassinato é um conhecido ponto de tráfico de drogas. A polícia fez buscas, mas ninguém foi preso. REDE SUL DE RÁDIO, por Cleberson Portela , dia 25/09/2013 às 05:58













































Postar um comentário