SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TERROR E ASSASSINATOS PELO RS

ZERO HORA 23 de setembro de 2013 | N° 17562

JÚLIA OTERO

Dono de joalheria é feito refém em Parobé

O dono de uma joalheria foi mantido refém por cerca de quatro horas no porta-malas de um carro em Parobé na madrugada de ontem. O homem de 70 anos, que não teve o nome divulgado pela polícia, voltava para casa por volta das 23h15min de sábado, em sua Hyundai ix35 prata, quando um carro com luz no capô, parecendo ser da polícia, o atacou na ERS-239.

Acreditando se tratar de uma abordagem, a vítima parou no acostamento e pegou os documentos do veículo, mas foi surpreendida com o anúncio do assalto. Os bandidos ameaçaram o dono da Óptica Tri-Joia com revólveres em punho e o mandaram entrar no porta-malas do carro dos criminosos. Ele teve as mãos amarradas. Outro assumiu a direção do carro do empresário. Em uma zona afastada do centro da cidade, que a polícia ainda trabalha para identificar onde fica, os bandidos tiraram a vítima do porta-malas e exigiram as chaves da loja e a senha do sistema de segurança. Depois disso, o bando colocou o homem novamente no porta-malas e seguiu pela rodovia estadual. Alguns dos bandidos pegaram o carro da vítima e foram até a loja recolher as mercadorias, carregando quase tudo: relógios, correntes de ouro e outras joias.

– O prejuízo, segundo o proprietário, foi de mais de R$ 400 mil. Os criminosos ainda levaram uma CPU com todas as imagens de segurança. – informou o delegado Luis Firmino, que atendeu a ocorrência.

Vizinhos da loja notaram a movimentação do bando

Segundo depoimentos, um vizinho da joalheira chegou a notar a movimentação no estabelecimento entre meia-noite e 1h30min, mas não deu importância porque viu que o carro na rua era do proprietário. Em depoimento, a vítima disse que só foi libertada pelos bandidos por volta das 3h, com ferimentos nos punhos provocados pelas tentativas de se desvencilhar das cordas.

O empresário foi libertado a pé em Ivoti e procurou ajuda da Brigada Militar. De lá, foi deslocado para Taquara, onde são atendidos os crimes da região durante o final de semana, na Delegacia de Pronto Atendimento. A investigação deve ficar a cargo da delegacia de Parobé, onde ocorreu o crime. Os bandidos e o carro da vítima não haviam sido localizados pela polícia até a noite de ontem.


PORTO ALEGRE - EXECUÇÃO NA CAPITAL. Dois mortos a tiros na Vila Cruzeiro

Dois homens foram executados a tiros pouco depois das 5h de ontem na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu no Acesso B da Rua Dona Otília e levou à prisão de dois suspeitos armados, que foram encaminhados ao Palácio da Polícia.´


NOVO HAMBURGO. Jovem é morto em ginásio de esportes
Mario Fernando Medina da Silva, 25 anos, foi morto com cinco tiros – quatro deles na cabeça – por volta das 21h de sábado na Avenida Pedro Adams Filho, em Novo Hamburgo, dentro de um ginásio de esportes. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de um acerto de contas.


Postar um comentário