SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

UNIVERSITÁRIOS DA PUCRS SÃO ASSALTADOS EM AULA


ZERO HORA 03 de setembro de 2013 | N° 17542

EDUARDO ROSA E JAQUELINE SORDI

ATAQUE EM UNIVERSIDADE

Alunos são assaltados em aula. Ladrão armado entrou em sala da faculdade de comunicação da PUCRS, roubou pertences e provocou pânico ontem à noite


Uma turma de alunos do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foi surpreendida, na noite de ontem, por um assaltante armado. Depois de ameaçar os universitários e roubar pertences e dinheiro de alunos e da professora, o ladrão saiu do prédio sem ser identificado.

De acordo com relatos de estudantes que estavam na sala, o homem entrou no local, no terceiro andar da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), por volta das 22h15min.

O estudante Douglas Roehrs, 23 anos, afirmou que havia saído da sala poucos minutos antes e chegou a conversar com o criminoso no corredor.

– Ele me perguntou se faltava muito tempo para terminar a aula, pois estava esperando o irmão dele – contou Douglas.

Cerca de cinco minutos depois, o assaltante entrou na sala, onde 22 alunos assistiam a uma apresentação de PowerPoint da disciplina de Administração em Jornalismo, do sexto semestre do curso, e anunciado o assalto.

Criminoso chegou a ameaçar de morte universitário

Vestindo um casaco cinza e carregando uma mochila rosa, ele mostrou a arma e foi ao centro da sala, pedindo para que todos colocassem seus pertences na mochila.

Enquanto alguns depositavam celulares, carteiras o outros objetos, um estudante se recusou a entregar o notebook. Nesse momento, o assaltante teria ameaçado matá-lo e fingiu realizar uma ligação para comparsas que estariam aguardando no prédio. Ele se dirigiu à porta, carregando na mochila os objetos de mais de 15 alunos e disse para que ninguém saísse pelos próximos 30 minutos.

Durante um breve momento, alunos e professor discutiram como proceder. A professora Roberta Manica, que estava com celular, ligou e pediu ajuda. A segurança do prédio foi até a sala. O assaltante não foi capturado.

Avisada do caso, a Brigada Militar foi ao local. Os alunos foram orientados a registrar a ocorrência individualmente. Pelo menos cinco ocorrências haviam sido registradas na 15ª Delegacia da Polícia Civil (bairro Partenon).

Zero Hora tentou contato com a universidade, mas não obteve retorno até a 0h30min de hoje.




Postar um comentário