SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ASSALTOS, EXECUÇÕES, ESTUPRO

ZERO HORA 04 de outubro de 2013 | N° 17573


PORTO ALEGRE - Policial reage e mata assaltante

Um policial civil reagiu a uma tentativa de assalto, por volta das 23h de quarta, e matou a tiros o criminoso, na Rua Buarque de Macedo, bairro São Geraldo, na zona norte da Capital. De acordo com o delegado da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Filipe Bringhenti, ao que tudo indica, o agente que atua na Região Metropolitana agiu em legítima defesa dele e de terceiros. As informações prestadas pelo policial e os dados colhidos pela perícia no local do crime coincidem.

Eduardo Moraes Dubina, 26 anos, que tinha antecedentes por tráfico, foi atingido por dois tiros – no braço e no pescoço.

O agente chegava à casa da namorada, com ela, e foi surpreendido pelo assaltante. Com os dois fora do veículo, o ladrão se aproximou e teria apontado a arma contra o policial. Depois de recolher mochilas, celulares, bolsa, carteiras e a chave do carro, mandou que as vítimas seguissem.

– O policial caminhou uns cinco metros e se apresentou como agente no momento em que o criminoso entraria no carro – afirma o delegado.

Eduardo teria atirado duas vezes antes de ser acertado.


PORTO ALEGRE - Menino de nove anos é estuprado na Zona Norte

Pela terceira vez nessa semana uma criança foi vítima de violência sexual na Capital. No final da tarde de quarta-feira, um menino de nove anos foi estuprado no bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre.

Ocaso chegou ao conhecimento da polícia quando o pai do menino registrou ocorrência no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), estranhando o atraso na chegada da criança em casa, às 20h, depois da escola.

Durante a madrugada, o reciclador Valdernei Souza da Silva, 57 anos, foi preso em sua residência. Ele teria atacado o menino usando uma faca e o arrastado até a casa, onde, juntamente com seu sobrinho, cometeu o crime. Teria sido a segunda vez que a dupla abusava do menino, que foi ameaçado de morte caso revelasse os estupros.

As buscas ao segundo suspeito, que já era procurado pela Justiça por envolvimento com o tráfico, não durou muito tempo. No começo da tarde de ontem, Ezequiel Garcia da Silva, 29 anos, se apresentou no posto do 11º Batalhão de Polícia Militar no bairro. Pediu para ser preso. Ele acabara de ser agredido por moradores.

Na casa onde os dois homens cometeram o crime, os policiais encontraram revistas pornográficas e o facão usado para ameaçar o menino. No local, também havia brinquedos. É investigada a possibilidade de que outras crianças da região possam ter sido atacadas.

Conforme números do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (Crai), no Hospital Presidente Vargas, há aumento de até 25% nos casos atendidos este ano em relação ao ano passado.


PORTO ALEGRE - Testemunhas são ouvidas na Capital

Doze pessoas foram ouvidas ontem na 1ª Vara Criminal do Fórum Regional Alto Petrópolis, em Porto Alegre, no processo que julga Luan Barcelos da Silva, 21 anos, acusado da morte de três taxistas na Capital. O depoimento de Luan, porém, foi adiado para o dia 17 de outubro.

O jovem foi escoltado da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) até o fórum para acompanhar a audiência, mas ficou em uma sala separada. As testemunhas teriam optado por prestar declarações sem a presença do réu.

Luan é acusado de latrocínio (roubo com morte) contra os motoristas Edson Roberto Loureiro Borges, 49 anos, Eduardo Ferreira Haas, 31 anos, e Cláudio Gomes, 59 anos, na madrugada de 30 de março, na Capital.

CHARQUEADAS/SAPUCAIA DO SUL - Grupo era comandado da cadeia

A partir da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, Rafael Pedroso de Souza, o Medonho, 26 anos, e Marcelo Geison Steigleder, 22 anos, comandavam uma quadrilha que atuava entre os bairros Cohab e Vila Feliz, em Sapucaia do Sul. Durante cinco meses, agentes da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Sapucaia monitoraram os passos dos criminosos e, na manhã de ontem, 17 foram presos também em Novo Hamburgo e Esteio.

– Eles ordenavam assassinatos – explica o delegado Daniel Ordahi.

Entre os crimes, está a execução do casal Luiz Eneias Goulart de Oliveira, 30 anos, e Luana Menezes dos Santos, 27 anos, em 17 de junho. O filho do casal, de quatro anos, foi atingido por um tiro na perna.


SOLEDADE - Frentista é morto no norte do Estado

Um frentista foi morto e um cliente, baleado, em um posto de combustíveis em Soledade, no norte do Estado, na manhã de ontem. O funcionário cumpria pena no regime semiaberto do presídio do município.

Enquanto Claudio Roberto Andres, 42 anos, abastecia o carro de um cliente, um homem se aproximou, caminhando, e disparou seis tiros. O posto de combustíveis fica localizado às margens da rodovia Iraí-Canoas (BR-386).

O cliente, Enelson Trentin de Oliveira, 31 anos, foi atingido por um tiro no peito. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, onde segue internado em estado estável.

O atirador fugiu correndo, mas foi preso em flagrante pela Brigada Militar e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município.
Postar um comentário