SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

EM LIBERDADE CONDICIONAL E TRANSITANDO COM CARRO ROUBADO

DIÁRIO GAÚCHO, 2/10/2013 | 03h34

Jovem em liberdade condicional colide carro roubado em viatura da BM em Porto Alegre. Acidente ocorreu durante perseguição na Avenida Bento Gonçalves



Foto: Dani Barcellos / Especial


Uma perseguição policial terminou em acidente de trânsito na madrugada desta terça-feira na zona leste de Porto Alegre. A colisão ocorreu quando viaturas da Brigada Militar (BM) cercavam um suspeito na Avenida Bento Gonçalves, próximo ao limite com Viamão.

Conforme a BM, o jovem de 22 anos que dirigia o veículo possui antecedentes criminais e cumpria pena em liberdade condicional. Ele estava sendo monitorado por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas em uma vila no limite entre a Capital e Viamão. Quando notou a presença da polícia, fugiu em um Gol com placas de Gravataí. O carro usado teria sido roubado na segunda-feira na Avenida Oscar Pereira.

O homem fugiu pela Avenida Bento Gonçalves até a RS-040, onde fez o retorno em direção a Porto Alegre. Na altura da Rua Dolores Duran, próximo ao Hospital Veterinário da UFRGS, uma outra viatura fechava o cerco ao suspeito. Ele não parou o carro e acabou colidindo contra o veículo oficial.

O jovem ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro. Um dos soldados que estava na viatura atingida também foi levado ao HPS com fortes dores de cabeça e tontura.


Postar um comentário