SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

INSEGURANÇA PELO RS

DIÁRIO GAÚCHO - 07/10/2013 

PORTO ALEGRE - Adolescentes armados com serra para cortar ferro roubam ônibus metropolitano na Capital. Dupla rendeu motorista, cobrador e um passageiro. Foram levados celulares, relógios, e R$ 150 do caixa do coletivo

Uma serra usada para cortar ferro foi a arma usada por dois assaltantes para render o motorista e o cobrador da linha Estância Velha, da Vicasa. O assalto aconteceu por volta da 1h de segunda, na Avenida Farrapos em Porto Alegre. O ônibus metropolitano, que liga a Capital ao Bairro Guajuviras, em Canoas, tinha parado para que dois garotos entrassem. A dupla de adolescentes rendeu o motorista, o cobrador e um passageiro usando a serra. Foram roubados celulares, relógios, e R$ 150 do caixa do ônibus. Após o crime, a dupla fugiu a pé.


RIO PARDO - Ex-namorado é suspeito de matar jovem dentro de táxi em Rio Pardo. Camila Marques Teixeira, 18 anos, chegava em um baile com amigos quando foi baleada

Uma jovem de 18 anos foi morta a tiros por um rapaz que seria seu ex-namorado na madrugada desta segunda-feira em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. Camila Marques Teixeira foi baleada quando chegava a um baile no bairro Passo D'Areia.

Conforme a Polícia Civil, a menina estava em um táxi na companhia de duas amigas e um amigo. O suspeito estaria esperando Camila na entrada do baile e disparou contra ela ainda dentro do carro. Ela foi atingida no braço e no peito. O taxista levou a garota ao hospital, mas ela não resistiu aos ferimentos.

O rapaz teria fugido de motocicleta e ainda não foi localizado. Testemunhas teriam reconhecido o atirador, que teria acabado o relacionamento com Camila há cerca de um mês e tentava reatar o namoro.

Segundo a polícia, ele já teria ameaçado a jovem. O suspeito, de 19 anos, possui antecedentes por roubo e furto.


PORTO ALEGRE - Perseguição a suspeitos termina em acidente em Porto Alegre. Dois homens e uma mulher estavam em carro roubado


Foto: Dani Barcellos / Especial


Três suspeitos foram presos na madrugada desta segunda-feira em Porto Alegre. O trio estava em um carro roubado que colidiu contra um poste durante uma fuga.

Após identificar o veículo no sistema de roubados, uma viatura da Brigada Militar tentou abordar os suspeitos. Eles não pararam e uma perseguição se iniciou na Avenida Padre Cacique. A fuga só terminou depois que o carro colidiu contra um poste, nas proximidades da Avenida José de Alencar. Ninguém ficou ferido com gravidade.


PORTO ALEGRE - Homem é morto no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Vítima foi atingida por um tiro na cabeça e chegou a ser socorrida, mas não resistiu

Um homem foi morto na noite deste domingo na zona norte da Capital. Maximiliano da Silva, 32 anos, foi atingido por um tiro na cabeça na Vila Amazonas, próximo ao sambódromo, no bairro Sarandi. O crime aconteceu por volta das 20h.

Conforme a Brigada Militar (BM), o homem foi socorrido por um vizinho e levado ao Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos. Maximiliano tinha passagens na polícia por lesão corporal e posse de entorpecentes.



Postar um comentário