SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PISTOLAS 9MM NAS MÃOS DE BANDIDOS SOLTOS APESAR DA LONGA FICHA CRIMINAL

JORNAL A PLATÉIA ONLINE, 31/10/2013


BM prende quadrilha fortemente armada

Homens com antecedentes criminais estavam portando pistolas calibre .9mm, quando foram abordados, na vila Queirolo


Armamento apreendido com os acusados

O Pelotão de Operações Especiais-POE da Brigada Militar surpreendeu, na manhã de ontem, 30, quatro homens fortemente armados, em atitude suspeita, em um veículo Citröen Xsara, com placas de Livramento, na vila Queirolo. Os acusados, todos com vasta ficha criminal, portavam pistolas calibre .9mm municiadas e carregadores extras, quando foram interceptados na rua Joaquim de Abreu Fialho.

Conforme informações policiais, a quadrilha, ao perceber a aproximação da viatura policial, tentou empreender fuga, mas logo foi neutralizada pelos policiais militares. Um dos indivíduos ainda conseguiu sair do Citröen Xsara e jogou um armamento fora, o qual não tinha sido encontrado até o fim da tarde. Sem condições de reação, a quadrilha acabou se rendendo à força policial, por volta das 9h30.

Quadrilha

Foram identificados: Alex Borges Vilagrande, de 39 anos, natural de Rosário do Sul, com antecedentes criminais por homicídio (São Gabriel), estelionato, tráfico de drogas, roubo e outros delitos. Ele estava conduzindo o veículo que também foi apreendido. Cristian Fontoura Ribeiro, de 30 anos, natural também de Rosário do Sul, na condição de foragido do sistema prisional do semi-aberto de Porto Alegre, e também acumula diversos crimes, entre eles por roubos e tráfico de drogas. Paulo Sérgio da Silva Machado, 24 anos, natural de Gravataí, possui mais de uma dezena de ocorrências policiais e tem passagem por ameaça, suspeita de homicídio, porte ilegal de arma de fogo entre outras. E Jander Pereira da Silva, de 35 anos, natural de Alvorada. Assim como os outros de seu bando, Jander possui antecedentes por roubo de carga de caminhão, furto de veículo, tráfico de drogas e lesão corporal.

A delegada Giovana Ferreira Muller, titular da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), indiciou os acusados por porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa.

Postar um comentário