SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ASSALTANTE MATA TENENTE DA RESERVA QUE FAZIA SEGURANÇA DE LOTÉRICA EM PASSO FUNDO, RS

RADIO GAÚCHA, 07/11/2013

Morre tenente da Brigada Militar que tentou evitar assalto em lotérica em Passo Fundo

Bruna Gassen



Morreu na manhã desta quinta-feira (07), por volta das 6h30, o tenente da reserva da Brigada Militar Firmino Ferraz da Luz Klein, de 61 anos. Ele levou um tiro na cabeça na tarde de ontem, após tentar evitar o assalto à lotérica Alfa Sete, onde fazia segurança, em Passo Fundo, na região Norte do Estado.

O assaltante, Alan Macedo da Silva, 19 anos, foi preso em flagrante. Uma adolescente de 16 anos, que dirigia a moto em que eles chegaram, foi apreendida. Após o criminoso anunciar o assalto, o tenente reagiu e foi atingido por um disparo. Sem roubar nada, os dois assaltantes fugiram na moto.

A Brigada Militar fez buscas e houve perseguição. A adolescente perdeu o controle da moto e bateu em um carro estacionado. Conforme a Polícia Civil, o homem irá responder por latrocínio e foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo. A adolescente ficou ferida após o acidente com a moto. Quando sair do hospital, ela será encaminhada para o Centro de Atendimento Sócio Educativo (Case), em Porto Alegre.



RADIO PLANALTO, 06/11/2013 | 15:38


Tentativa de assalto em lotérica acaba com servidor atingido e dois detidos durante a fuga


Tentativa de assalto na Lotérica Alfa Sete, na Sete de Setembro, em Passo Fundo, na tarde desta quarta-feira, 06, acabou com uma pessoa gravemente ferida. Firmino Ferraz, tenente aposentado, fazia a segurança da lotérica e foi atingido por um tiro na cabeça. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital São Vicente de Paulo em estado grave, onde está sendo atendido.

Os assaltantes são uma jovem de 16 anos e Alan Macedo da Silva, de 20 anos, que efetuou o disparo. Após a tentativa de assalto a dupla fugiu com uma motocicleta pela Avenida Brasil, mas foram apreendidos no bairro Petrópolis, após se chocarem com um veículo estacionado

Ambos foram encaminhados ao HSVP para exame de corpo de delito. A jovem foi mantida no hospital, pois está ferida. Alan Macedo da Silva foi encaminhado até a 2ª DP para registro de ocorrência e, posteriormente, ao Presídio Regional de Passo Fundo.

Fotos: Vanessa Lazzaretti





CORREIO DO POVO, 7/11/2013 11:20

Morre tenente da BM baleado em assalto em Passo Fundo. Assaltante de 19 anos com adolescente de 16

O tenente da reserva da Brigada Militar (BM), Firmino Ferraz da Luz Klein, de 61 anos, ferido com um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto a lotérica de Passo Fundo na tarde dessa quarta-feira, morreu no começo da manhã desta quinta, por volta das 6h30min, no hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Klein fazia a segurança do estabelecimento localizado na rua Sete de Setembro, no centro da cidade, no norte do Estado. O assaltante, de 19 anos, foi preso em flagrante junto com sua comparsa, uma adolescente de 16 anos.

O assalto

Uma moto estacionou em frente a lotérica e o caroneiro entrou de arma em punho anunciando o assalto. O tenente, que estava no estabelecimento, tentou desarmar o homem quando foi gravemente ferido. O criminoso voltou correndo para o moto, onde estava a comparsa e fugiram em alta velocidade. A vítima foi socorrida pelos bombeiros e conduzida para o hospital São Vicente de Paulo.

Soldados de uma viatura do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) localizaram a moto trafegando em alta velocidade na rua Ângelo Preto, próximo da estação rodoviária. Houve perseguição e na avenida Brasil, na vila Petrópolis, a adolescente perdeu o controle de moto batendo num poste.

A adolescente teve que ficar internada no HSVP devido as lesões que sofreu na queda da moto. O seu comparsa foi conduzido para a Delegacia de Pronto Atendimento da Policia Civil, onde foi autuado em flagrante pelo delegado Diego Dezorzi por tentativa de latrocínio, mas agora com a morte da vítima vai responder por latrocínio – roubo seguido de morte. O acusado foi recolhido ao presídio regional. Para a adolescente o delegado lavrou um auto de apreensão em flagrante pelo mesmo crime e assim que tiver alta será recolhida ao Centro de Atendimento Sócio Educativo (Case).


Fonte: Acácio Silva / Correio do Povo
Postar um comentário