SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COM TORNOZELEIRA, PRESO TENTOU ASSALTAR LOTÉRICA USANDO PISTOLA E REVOLVER

ZERO HORA 18/11/2013 | 19h30

Assaltante com tornozeleira eletrônica é flagrado ao roubar lotérica em Gravataí. Policiais militares foram alertados para o roubo na ERS-030 enquanto bandidos ainda recolhiam o dinheiro



Armas, dinheiro e munição foram apreendidos com os criminososFoto: Divulgação / Brigada Militar


Eduardo Torres


O roubo a uma lotérica na parada 92 da ERS-030, em Gravataí, foi frustrado pela ação rápida da Brigada Militar, por volta das 16h30min dessa segunda-feira. Um adolescente de 17 anos foi apreendido e o detento Douglas Rafael Teixeira Salazar, 29 anos, usando tornozeleira eletrônica, foi preso em flagrante por roubo.

Com a dupla, os policiais do 17ºBPM apreenderam R$ 21,8 mil que eram colocados em uma mochila. Uma pistola .380 e um revólver calibre 38 também foram encontrados com os assaltantes. Eles foram encaminhados à DPPA de Gravataí.



OUTROS CASOS

DIÁRIO DE SANTA MARIA, 13/11/2013 | 19h42

SANTA MARIA - Detento que se livrou de tornozeleira eletrônica em Porto Alegre é preso em Santa Maria. Segundo a Brigada Militar, detento cumpre pena no regime semiaberto da Capital

Patric Chagas



Um fato inusitado foi registrado pela Brigada Militar (BM) no final da tarde desta quarta-feira, em Santa Maria. Por volta das 18h, uma guarnição fazia uma patrulha de rotina, no interior do Jockey Clube, na Zona Oeste, quando abordou um grupo de seis pessoas. Em consulta ao sistema informatizado da Secretaria de Segurança Pública, os PMs constataram que um dos suspeitos estava foragido do sistema prisional de Porto Alegre, onde cumpre pena por assalto. Os policiais militares contam, ainda, que o jovem, identificado como Lauro Robledo de Lima Brito, 29 anos, teria danificado uma tornozeleira eletrônica e fugido pra Santa Maria. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para os procedimentos legais. Depois, o foragido seria recolhido ao Presídio Regional, onde aguardaria sua transferência para a Capital.



DIÁRIO GAÚCHO, 25/10/2013 | 10h09

PORTO ALEGRE - Detento tira tornozeleira e a abandona em parada de ônibus em Porto Alegre. Equipamento usado para monitorar presos foi encontrado na Avendia Getúlio Vargas, no Bairro Menino Deus



Equipamento foi rompido por preso que já é considerado foragidoFoto: Brigada Militar / Divulgação


Carolina Rocha


Uma tornozeleira eletrônica, usada para o monitoramento de presos, foi encontrada por um pedestre na manhã desta sexta-feira no Bairro Menino Deus.  O equipamento estava abandonado em uma parada de ônibus na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Barão do Gravataí e foi encontrado por volta das 7h.



Detalhe do equipamento abandonado por detento
Foto: Brigada Militar, Divulgação


O 9º BPM foi chamado. Os PMs recolheram a tornozeleira e a entregaram à Susepe, que realiza o monitoramento do equipamento. O aparelho estava preso à perna de um detento do regime domiciliar e foi rompido por volta das 2h, a duas quadras da casa dele. O detento, que cumpria pena por roubo, é morador do bairro Menino Deus, estava com a tornozeleira desde o dia 1º de outubro. Atualmente, 721 presos são monitorados eletronicamente no Estado e 32 deles são considerados foragidos.



DIÁRIO GAÚCHO 27/10/2013 | 15h09

PORTO ALEGRE - Detento monitorado com tornozeleira é flagrado traficando em Porto Alegre. Homem estava com 23 tijolinhos de maconha no Bairro Bom Jesus


Foto: Divulgação / Brigada Militar

Carolina Rocha


Um homem de 53 anos foi flagrado às 19h30min de sábado com 23 tijolinhos de maconha na Rua Quatorze, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. PMs do 11° BPM suspeitaram do homem e o abordaram. Além da maconha, foram encontrados com ele quatro celulares e R$ 329,85.  O que surpreendeu os policiais é que o preso era monitorado por uma tornozeleira eletrônica. Ele foi encaminhado para a 3ª DPPA.



Postar um comentário