SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 9 de novembro de 2013

JOVEM É EXECUTADO NO CENTRO DE PORTO ALEGRE

ZERO HORA 09 de novembro de 2013 | N° 17609


PORTO ALEGRE. Morre jovem baleado no Centro



O jovem Richard Rangel Cardoso de Souza, 18 anos, foi baleado na esquina da Rua Riachuelo com a Avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre. Ele morreu durante atendimento no Hospital de Pronto Socorro. Souza e outros sete amigos, todos do bairro Estalagem, em Viamão, tinham saído de uma festa na boate Casa Blanka, na Rua Marechal Floriano.

Caminharam até a Riachuelo e seguiram pela via até o cruzamento com a Borges.

Segundo o relato de duas pessoas que estavam com Richard e que foram ouvidas pela equipe da 2ª Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa, outro grupo, formado por cinco homens e duas mulheres, teria arremessado uma garrafa de uísque contra um veículo.

Os jovens apressaram o passo e passaram pelos arruaceiros, cruzando a Borges. Quando já estavam do outro lado da rua, um homem sacou uma pistola 9 milímetros e disparou diversas vezes. Quatro projetis deflagrados e um intacto foram encontrados na via pelos peritos. Um dos tiros atingiu Richard na nuca.

Ontem, agentes da 2ª DHPP buscavam imagens de câmeras de segurança que tenham registrado os disparos ocorridos na madrugada. Como as vítimas não conhecem os autores, não há suspeitos do crime.
Postar um comentário