SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 3 de novembro de 2013

POLICIAMENTO REFORÇADO NA ZONA SUL DE POA

zero hora 3 de novembro de 2013 | N° 17603

COMBATE AO CRIME

Operação da BM reforça policiamento em bairros da zona sul da Capital




Com o objetivo de reforçar a presença do policiamento ostensivo na zona sul de Porto Alegre, as tropas do 21º Batalhão de Polícia Militar concluíram no início da madrugada deste sábado uma operação iniciada no entardecer de sexta-feira, nos bairros Restinga, Hípica, Belém Novo e Lami.

Nos bairros que foram alvo da operação, vivem em torno de 120 mil pessoas. O centro comercial é a Restinga, considerada uma área com problemas na segurança pública. As barreiras policiais foram montadas em locais indicados por um mapa feito com base nas ocorrências policiais. Foram apreendidas 150 gramas de maconha, um veículo com imposto atrasado, 1.595 DVDs e 300 CDs.

– A nossa estratégia de abordagens tem como objetivo diminuir o número de armas e munição em circulação, que é um problema sério na nossa região – comenta o comandante do 21º BPM, tenente-coronel Oto Amorim.

De janeiro a outubro, as patrulhas do 21º BPM apreenderam 2.114 munições e 182 armas. Novas operações deverão ocorrer, afirma Amorim. A região de atuação do 21º BPM é extensa e diversificada por incluir comunidades urbanas populosas, como a Restinga, e rurais, como o Lami, onde existem muitos sítios de lazer e pequenos agricultores. Também é uma região da cidade onde há uma enorme quantidade de condomínios horizontais.

– Dentro dessa diversidade, nós precisamos trabalhar de maneira ostensiva, orientados pelo serviço de inteligência e com a comunidade – afirma Amorim.
Postar um comentário