SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

REALIDADE E SONHOS DE CANOAS

O SUL Porto Alegre, Terça-feira, 19 de Novembro de 2013.



WANDERLEY SOARES


A estrutura da pasta da Segurança de Canoas, por ora, é um dos modelos para o Estado


Neste mês de novembro, dia 29, o Território de Paz do bairro Mathias Velho, Canoas, completa dois anos de sua implantação. Trata-se da ação policial aliada ao trabalho social. A Prefeitura daquele município da Grande Porto Alegre irá implantar mais dois Territórios de Paz na cidade, completando as quatro regiões. Lá, o poder público, ao plantar as bases deste projeto de forma gradativa e sem estardalhaço, o que não ocorre na Capital, vem avançando nos números de forma positiva, como ocorreu, comprovadamente, no bairro Guajuviras. Além disso, a prefeitura de Canoas não só sonha como planeja a construção de um presídio sem grades. Em minha torre, não assimilei esta ideia. Dou o exemplo do trânsito, onde, homens gozando de plena liberdade, cometem sorrindo, a cada minuto, os mais diferentes tipos de atentados contra seus concidadãos. Serão os futuros apenados de Canoas mais civilizados que os nossos motoristas uma vez de posse das chaves da cadeia?


A viga


A Academia de Polícia Militar estará dando início hoje ao Curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública, onde estará embutido o Nivelamento Teórico para 21 tenentes-coronéis da Brigada Militar, candidatos ao posto de coronel, o mais elevado da corporação. A impressão primeira é a de que, conforme os costumes da caserna, o governo nivelará o pensamento e o conhecimento da oficialidade. Daqui pra frente, é pra cima com a viga.


Negros


O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apresentará, hoje, às 14h, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, os resultados da pesquisa Vidas Perdidas e Racismo no Brasil. Divulgada como Nota Técnica, às 14h, ela revela dados de mortes violentas de negros e não negros por gênero, região do País e Unidade da Federação. O estudo tem dois objetivos: analisar as mortes violentas de negros e não negros e os impactos na expectativa de vida dessas populações; e avaliar em que medida as diferenças nos índices de mortes violentas podem estar relacionadas a disparidades econômicas, demográficas e ao racismo.


Bancos



Uma agência do Banco Sicredi foi arrombada, durante a madrugada de ontem, na avenida Assis Brasil, Zona Norte de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, bandidos abriram o cofre e arrombaram dois caixas eletrônicos. A Agência do Banco do Brasil do Centro de Nova Petrópolis foi arrombada na madrugada de ontem. Os criminosos invadiram a sala de autoatendimento, tentaram violar três caixas eletrônicos, conseguiram cortar um deles com um maçarico, mas não levaram nada.


Política


A Polícia Federal prendeu ontem o chefe de gabinete de um vereador de Passo Fundo por envolvimento com tráfico de drogas. O delegado Mario Luiz Vieira explicou que Felipe Machado foi flagrado fornecendo drogas para uma mulher. A Câmara de Vereadores do município confirmou que o funcionário foi afastado do cargo.

Postar um comentário