SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

VIGILANTE É BALEADO NO ROSTO EM ASSALTO A BANCO NO INTERIOR DO RS



ZERO HORA 01 de novembro de 2013 | N° 17601

PATRIC CHAGAS

SANTANA DA BOA VISTA. Vigilante é baleado em assalto a banco


Armados com fuzil e pistola, criminosos assaltaram uma agência bancária em Santana da Boa Vista, no Sul do Estado, na tarde de ontem. Durante o ataque, os assaltantes balearam no rosto o vigilante Vilmar Oliveira da Silva, 37 anos.

De acordo com a Brigada Militar (BM), por volta das 15h10min de ontem dois homens encapuzados e fortemente armados atacaram uma agência do Sicredi. A dupla estaria encapuzada e portando armas de grosso calibre – a suspeita é de que seja um fuzil e uma metralhadora.

Os bandidos teriam descido do carro atirando contra os vidros da agência. Conforme os PMs que atenderam a ocorrência, Silva reagiu e acabou atingido. A intenção da dupla seria arrombar o cofre, mas, como isso demandaria tempo, eles fugiram levando apenas o dinheiro dos caixas. A quantia não foi revelada.

Após roubarem o dinheiro – a quantia não foi revelada – os assaltantes fugiram tripulando um Palio Weekend cinza. Uma funcionária do banco foi levada como refém. A mulher, que não ficou ferida, foi libertada distante quatro quilômetros da agência. Durante a perseguição policial, os bandidos soltaram miguelitos na que acabaram furando cinco pneus de duas viaturas da BM.

A ação durou entre cinco e foi gravada pelas câmeras de segurança do banco. Segundo a delegada Fabiane Bittencourt, titular da Polícia Civil de Caçapava do Sul e responsável pelo caso, ainda ontem, ela vai solicitar as imagens ao banco. A policial adianta ainda que, há pouco tempo, uma agência do Banrisul foi alvo de bandidos na cidade e não está descartado a hipótese de que o assalto tenha sido praticado pelos mesmo criminosos.

– Em princípio, eles usavam armas de grosso calibre e de uso restrito do Exército. A ação foi bastante semelhante a um assalto ao Banrisul aqui na cidade. Por isso, não descartamos que a ação tenha sido praticada pelos mesmos assaltantes – diz Fabiane.

Ladrões levam armas e colete à prova de balas

Em Jaboticaba, no norte do Estado, três funcionários de uma agência bancária viveram momentos de tensão, no norte do Estado. Eles foram feitos reféns por dois assaltantes durante cerca de meia hora. Os homens invadiram a agência do Banrisul do município minutos antes do horário de fechamento do local, por volta das 15h. Conforme a Brigada Militar, eles renderam o segurança do estabelecimento quando ele iria fechar a porta do local. Os dois estavam armados.

A dupla também rendeu o gerente e outro funcionário. Eles foram obrigados a abrir caixas eletrônicos e entregar o dinheiro aos bandidos. Segundo a polícia, a agência não possui câmeras de segurança.

Os assaltantes fugiram levando também o revólver e o colete à prova de balas do segurança.


TERRA DE AREIA - Idoso é morto em assalto no Litoral

A polícia do Litoral Norte procura pelos assaltantes que, por volta das 19h30min de quarta-feira, mataram o comerciante Manoel Jesus Machado, 71 anos, durante um assalto à tenda em que ele trabalhava, às margens da ERS-486, na barra dos Quirinos, em Terra de Areia.

Três homens armados invadiram a “Tenda da Jana” e exigiram que o comerciante lhes entregasse o dinheiro. O idoso reagiu e chegou a ferir um dos homens com um facão. A reação veio a tiros. Manoel foi atingido com três disparos que lhe atingiram o rosto e a barriga. Encaminhado ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, não resistiu aos ferimentos.

Os bandidos fugiram em direção a Curumim. Horas depois, um jovem de 19 anos entrou ferido no mesmo hospital. Ele foi reconhecido pelo crime.


GRAVATAÍ - Bandido é atingido pela própria arma

Uma tentativa de assalto, em Gravataí, na Região Metropolitana, resultou na morte de um criminoso atingido pela própria arma.

Depois de roubar o Logan de um casal, na Avenida Plínio Guilherme Kroeff, no Distrito Industrial da cidade, o homem, ainda não identificado, acabou disparando contra a própria perna no momento em que entrava no veículo para fugir do local.

Na sequência, homens a bordo de um Corsa pararam no local, recolheram o revólver e fugiram. Quando a Brigada Militar chegou, o assaltante estava morto.

O casal havia sido surpreendido por um homem armado enquanto realizava um despacho religioso. Eles entregaram a chave do veículo e se mantiveram de costas para o criminoso, que tentava fugir com o carro. Ao colocar a arma na cintura, porém, o revólver disparou.

A polícia aguarda a identificação do homem para investigar os comparsas do bandido.


PORTO ALEGRE - Fuzil do Exército apreendido na Capital


Um homem de 25 anos foi preso com um fuzil 7.62, com o brasão do Exército, duas munições, uma baioneta, além de uma réplica de pistola, no bairro Belém Novo, zona sul da Capital, na manhã de ontem. O suspeito era investigado desde maio por ameaças contra uma adolescente de 16 anos, filha de uma ex-namorada do preso.

Depois das denúncias, os policiais passaram a monitorar o suspeito. A partir das redes sociais, os agentes encontraram fotos dele com o armamento.









Postar um comentário