SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ASSALTO, TIROTEIO, EXECUÇÃO E ACIDENTE COM ARMA

ZERO HORA 27/12/2013 | 05h03

Criminosos são presos após assalto a lancheria e troca de tiros com a Brigada Militar em Porto Alegre. Quarteto foi detido por guarnição policial que passava pela região no momento do roubo


Viatura da Brigada Militar foi atingida por tiros durante confronto com ladrõesFoto: Diogo Zanatta / Especial

A Brigada Militar conseguiu prender um grupo de criminosos que realizou um assalto a uma lancheria na madrugada desta quinta-feira em Porto Alegre. Por volta da 1h40min, três homens e uma mulher invadiram o estabelecimento Rei do Bauru, na esquina entre as Avenidas Divisa e Caí, no bairro Cristal, e anunciaram o assalto. Vários pertences de clientes que estavam na lancheria foram roubados. Os ladrões também levaram uma quantia não revelada de dinheiro do caixa.

No entanto, a ação dos bandidos foi frustrada por policiais que realizavam uma patrulha de rotina na região. Os ladrões tentaram fugir em um Tempra, mas foram perseguidos pela Brigada Militar. Houve troca de tiros e os dois carros foram atingidos pelas balas. A ação só terminou nas proximidades da Vila Ecológica. O quarteto foi preso e encaminhado à Polícia Civil. Todos os pertences roubados foram recuperados pela Brigada Militar.


PASSO FUNDO - Dupla se entrega após fazer família refém. Suspeitos estavam armados com revólveres

Depois de fazer cinco pessoas reféns dentro de uma residência em Passo Fundo, dois homens se entregaram à polícia por volta das 2h.

Conforme a Brigada Militar, os suspeitos invadiram a casa em uma tentativa de assalto por volta da 0h30min. Uma vizinha percebeu a movimentação e avisou a polícia, que cercou o local. Sem ter como fugir, os homens fizeram a família de refém.

Após negociação, a dupla entregou os revólveres e se rendeu. Ninguém ficou ferido. A dupla foi encaminhada para a delegacia do município.


PORTO ALEGRE - Adolescente de 15 anos morre devido a disparo de arma de fogo. Tiro ocorreu por volta das 18h, no bairro Ponta Grossa; envolvidos alegam ter sido acidental


Um adolescente de 15 anos foi morto na zona sul de Porto Alegre, no início da noite desta quinta-feira, por disparo de arma de fogo. Conforme informações da seção de inteligência do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tiro foi dado por outro adolescente, de 13 anos, acidentalmente.

O cenário do crime foi o pátio de uma casa no beco oito da Rua Túnel Verde, bairro Ponta Grossa — o local seria utilizado por usuários de drogas. Conforme a Brigada Militar, três adolescentes estavam com a arma quando o de 13 anos disparou, atingindo a cabeça do de 15. O garoto ferido ficou caído no pátio, e os outros dois deixaram o local falando que havia um baleado. Socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, foi levado ao hospital mas não resistiu.

Uma guarnição do 21º BPM iniciou as buscas aos adolescentes de 14 e 15 anos. Um foi localizado e indicou onde estaria o outro. Apreendidos por volta das 22h, eles foram levados ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).

— Eles alegam que foi acidental, mas não temos testemunhas. O menino que efetuou o disparo disse que foi acidental. E o outro, dono da arma, confirmou. Mas vai depender da investigação — afirma a delegada Sônia Patel, que após a 1h aguardava o retorno da dupla ao Deca, após passarem pelo Departamento Médico Legal (DML).

26/12/2013 | 12h36

CANOAS - Morre mulher ferida em tiroteio às margens da BR-116. Altair Rosalina Velho, 36 anos, faleceu às 9h30min no HPS do município
Morreu por volta das 9h30min desta quinta-feira a mulher que havia sido baleada na madrugada, na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro São Luiz, em Canoas, às margens da BR-116.

Altair Rosalina Velho, 36 anos, havia sido baleada na cabeça por volta da 1h. Ela foi socorrida e levada ao HPS de Canoas. No entanto, mesmo após ser operada, ela não resistiu aos ferimentos e faleceu. Luciano da Silva Saraiva, 41 anos, também baleado, havia morrido no local.

De acordo com a Delegacia de Homicídios de Canoas, a suspeita é de que o crime tenha ligação com o tráfico de drogas.


CANOAS - Homem é morto em frente a casa noturna, na Região Metropolitana. Crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira no bairro São Luís

Um homem foi morto e uma mulher baleada, na madrugada desta quinta-feira em Canoas, na Região Metropolitana. O crime ocorreu em frente a uma boate, nas proximidades da Avenida Getúlio Vargas, bairro São Luís. Testemunhas disseram que um homem em uma moto foi o autor dos tiros. A vítima fatal foi identificada como Luciano da Silva Saraiva, de 41 anos.

De acordo com a Brigada Militar, ele estava ao lado de um carro com uma mulher que também foi atingida. Ela foi encaminhada em estado grave ao HPS de Canoas. Conforme informações preliminares, a mulher trabalharia na boate. A motivação do crime é desconhecida. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.

Postar um comentário