SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

BANDIDAGEM EM AÇÃO

ZERO HORA ONLINE 19/12/2013 | 21h16

Dupla é presa após roubar carros e trocar tiros com a polícia no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre
Ação começou no início da noite na Avenida Ceará e terminou na Rua 24 de Outubro; um terceiro suspeito fugiu


Policiamento foi reforçado na região da Rua 24 de OutubroFoto: Carlos Macedo / Agencia RBS


Dois homens foram presos e um fugiu após roubarem dois carros e trocarem tiros com a polícia no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira. Duas armas também foram apreendidas e a Brigada Militar (BM) realiza buscas ao terceiro integrante do bando. Uma pessoa foi atropelada pelos criminosos durante a tentativa de fuga, mas passa bem.

A ação teria começado na Avenida Ceará, na Zona Norte, quando os suspeitos roubaram uma caminhonete Mitsubishi L-200 Triton. Um policial que estava de folga teria visto a ação e seguiu o trio. Ele conseguiu prender um dos bandidos já no bairro Moinhos de Vento, quando eles abandonaram o veículo na Rua Quintino Bocaiuva.


Arma que estava sob posse dos criminosos foi apreendida pela Brigada
Foto: Carlos Macedo

Os outros dois fugiram e roubaram dessa vez um Hyundai i30. Na esquina com a Rua 24 de Outubro, conforme a polícia, atropelaram uma pessoa e deixaram o automóvel. O pedestre sofreu ferimentos leves. Nesse período, uma viatura do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) fez o cerco aos suspeitos e conseguiu prender mais um. O terceiro fugiu.

Durante a perseguição houve troca de tiros, mas ninguém se feriu. Os dois detidos foram levados para autuação no Palácio da Polícia. Com eles, foram apreendidas duas armas.


ZERO HORA 20 de dezembro de 2013 | N° 17650


PORTO ALEGRE - MENINO DEUS. Trio assalta loja na Getúlio Vargas

Ontem pela manhã, um trio de criminosos assaltou uma loja na Avenida Getúlio Vargas, bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A quadrilha trancou as pessoas que estavam no local em uma peça. Ninguém se feriu, e os bandidos levaram cerca de R$ 1 mil do local. De acordo com policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar, que atendeu à ocorrência, por volta das 10h30min três homens entraram no estabelecimento, anunciaram o assalto e, em seguida, confinaram clientes e funcionários. Uma pessoa que passava pela região estranhou a movimentação e acionou a Brigada Militar.


PORTO ALEGRE - VILA CRUZEIRO. Corpo de homem é achado em matagal

O corpo de um homem negro, aparentando 30 anos, foi encontrado na tarde de ontem, na Rua Prisma, Vila Cruzeiro, bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Os moradores estranharam o cheiro que vinha do local e alertaram a Brigada Militar. A polícia ainda investiga a causa da morte. A suspeita é de que o homem tenha sido morto há dois dias. O corpo, que estava enrolado em um cobertor, teria sido deixado no mato na madrugada de ontem.
Postar um comentário