SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

BANDIDOS ASSALTAM E MATAM NO RS

CORREIO DO POVO 26/12/2013 11:00

Trio assalta posto de venda de passagens em Porto Alegre. Criminosos renderam cinco funcionários e o vigilante




Criminosos renderam cinco funcionários e o vigilante
Crédito: Tarsila Pereira


Três homens armados assaltaram, nesta quinta-feira, o posto de venda de passagens de ônibus da Veppo no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar (BM), o trio invadiu o local – que fica na avenida João Pessoa, 433 – por volta das 9h.

Os criminosos renderam cinco funcionários, quatro clientes e o vigilante, que foi obrigado a entregar o colete. O trio roubou R$ 1 mil dos caixas e mais R$ 13 mil que estavam dentro de um cofre. O equipamento foi arrastado até a calçada e colocado dentro de um Peugeot SW, de cor cinza. No carro, usado na fuga, estava um quarto homem. A polícia vai analisar as imagens das câmeras de vigilância para tentar indentificar os autores do assalto.

26/12/2013 11:13

Taxista é encontrado morto em Santana do Livramento. Homem de 60 anos foi atingido por disparo na cabeça



Corpo estava dentro do carro em frente à delegacia
Crédito: Daniel Badra / Especial / CP


Um taxista de 60 anos foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira em frente à Delegacia de Polícia (DP) de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Ademir Maciel Pinto estava dentro do veículo Siena, prefixo 053, sentado no banco do motorista, com ferimento de arma na cabeça.

De acordo com o titular da DP de Livramento, delegado Eduardo Sant' Anna Finn, uma testemunha relatou que ouviu um barulho similar a um tiro. O plantonista foi até o carro, que estava estacionado na avenida João Goulart, e viu o corpo.

Segundo o delegado, o taxista estava sentado no banco do motorista, com o corpo caído no banco do passageiro e com ferimento à bala na cabeça. As portas estavam trancadas e não havia sinais de arrombamento. Entre os bancos, a polícia encontrou um revólver calibre 32.

O horário provável da morte foi entre 6h30min e 7h. O motorista, que era proprietário do veículo, pegou o carro por volta das 6h e não havia registro de corridas pelo taxímetro. Um grupo de taxistas acompanhou o trabalho da perícia, que foi acionada pela Polícia Civil.


26/12/2013 11:57

Encontrada cabeça de jovem morto em Santa Maria. Corpo havia sido localizado no bairro Jockey Club no sábado

Renato Oliveira / Correio do Povo

Foi encontrada na manhã desta quinta-feira a cabeça do jovem de 22 anos morto no sábado em Santa Maria, na região central do Estado.

Um funcionário da prefeitura – que realizava a limpeza de um terreno – encontrou a cabeça no bairro Jockey Club. Ismael Vais da Silva teria sido assassinado por dois irmãos que tiveram ajuda de dois adolescentes. O jovem teve a cabeça e uma das pernas arrancadas do corpo.


25/12/2013 23:18

Trio invade casa atirando e mata homem na zona Sul da Capital, Filho e esposa da vítima também foram atingidos e levados ao hospital

Cintia Marchi / Correio do Povo

Um homem de 38 anos foi morto a tiros na noite desta quarta-feira no bairro Vila Nova, na zona Sul de Porto Alegre. De acordo com a polícia, três pessoas, dois homens e uma mulher, invadiram a casa atirando contra uma família. Cláudio Almeida do Amaral não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A mulher e o filho de Amaral também foram atingidos pelos disparos e encaminhados para o hospital.

Quatro pessoas são baleadas em via pública

Uma família inteira foi baleada nesta quarta-feira, às 18h38min, na rua Manoel Lobato, no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Dois homens, portando uma pistola, atingiram quatro pessoas, entre elas, uma menina de quatro anos. Os responsáveis pela tentativa de homicídio fugiram. Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro.


25/12/2013 18:25

Homem é morto durante ritual religioso em Passo Fundo. Vítima sofreu nove golpes de foice no corpo

Acácio Silva / Correio do Povo

Um homem foi morto a golpes de foice no início da tarde desta quarta-feira durante um ritual religioso em Passo Fundo, no Norte gaúcho. Conforme a Brigada Militar, Daniel Chaves, de 31 anos, teria se envolvido em uma briga com um pai de santo em um barranco às margens do km 115 da ERS 324.

Testemunhas contaram à polícia que participavam de um ritual religioso quando o pai de santo e a vítima tiveram um desentendimento. Segundo os relatos, Chaves sofreu nove golpes de foice. Foram sete nas costas, um no rosto e outro na cabeça.

Quando a viatura do Comando Rodoviário da Brigada Militar chegou ao local, a vítima já estava sem vida. O pai de santo fugiu, mas deixou os seus documentos, que foram apreendidos pela polícia. A foice usada no crime estava ao lado do corpo, juntamente com uma faca de açougue. Os outros dois homens que estavam no barraco não souberam precisar os motivos do desentendimento.

Familiares do pai de santo revelaram à polícia que ele andava bastante alterado e prometendo matar alguém durante seus rituais. Com esse, Passo Fundo chega ao 52º homicídio em 2013.


25/12/2013 13:09

Homem é assassinado durante festa em Vacaria. Vítima teria se envolvido em uma briga dentro Jockey Club da cidade


Um jovem de 20 anos foi assassinado na madrugada desta quarta em Vacaria, nos campos de Cima da Serra. Segundo informações da Brigada Militar (BM), a vítima teria se envolvido em uma briga dentro Jockey Club da cidade, durante uma festa.

O homem foi atingido por um tiro no tórax. Identificado como André Luís Dumke Ribas, ele encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, mas não resistiu aos ferimentos. A BM informou que o único suspeito fugiu do local.

Postar um comentário