SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CHACINA EM PORTO ALEGRE

ZERO HORA 30 de dezembro de 2013 | N° 17659

Homens são executados dentro de residência


Uma chacina intriga a polícia desde a madrugada de ontem. Três homens foram executados a tiros dentro de uma casa da Rua Josué de Castro, na Vila Nova Brasília, bairro Sarandi, na zona norte da Capital, por volta da 0h30min. Nenhum deles era um grande traficante ou investigado por envolvimento nos conflitos que marcaram a região em 2013.

A primeira suspeita da 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa é de que, pelo menos uma das vítimas, usuário de crack, teria dívidas com traficantes locais. De acordo com o delegado João Paulo de Abreu, os matadores (pelo menos dois) teriam usado revólveres e, provavelmente, surpreendido as vítimas. Rodrigo de Lima Brandão, 28 anos, e Paulo Ricardo Graminho Bock, 44 anos, foram encontrados no sofá que fica logo na entrada da residência.

Já Gilberto Luís da Silva, 42 anos, que era o dono da casa, provavelmente tentou se refugiar atrás de uma parede de madeira, no quarto que fica nos fundos. Mas também acabou morto a tiros.

Em outro quarto, os agentes encontraram dois idosos. Gilberto, que tinha antecedente por maus tratos a idosos, cuidava dos dois naquele local. Os idosos foram encaminhados à assistência social do município.

Local era frequentado por usuários de crack

As vítimas estavam no andar térreo de uma casa de dois pisos.

– Não era um ponto de tráfico, mas tinha bastante movimentação de usuários todas as noites – aponta o delegado João Paulo.

Segundo delegado, Rodrigo tinha antecedentes por furto e posse de drogas. A suspeita é de que Paulo Ricardo também fosse usuário de crack. Os dois dormiam na casa de Gilberto.

A polícia apura alguma relação do crime com mortes anteriores no Sarandi. Desde o começo do ano, o bairro vive um conflito entre quadrilhas rivais das vilas Respeito, Elizabeth e Nova Brasília.

A chacina na Zona Norte foi o episódio mais sangrento de um final de semana marcado pela violencia. Do meio-dia de sexta-feira até as 6h de ontem, pelo menos nove pessoas foram assassinadas no Estado – sete mortes em apenas oito horas.
Postar um comentário