SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CRIME À SOLTA NO RS

ZERO HORA ONLINE 30/12/2013 | 00h52

PORTO ALEGRE - Casal é assassinado em residência no bairro Lageado. A Brigada Militar não informou as identidades e as idades das vítimas

Um casal foi assassinado no final da noite deste domingo, em uma residência no bairro Lageado, extremo sul de Porto Alegre. A Brigada Militar não informou as identidades e as idades das vítimas.

O entorno da casa, no Beco do Armando, foi isolado no início da madrugada desta segunda-feira para o trabalho dos policiais. As circunstâncias do crime ainda são desconhecidas. O assassino, que fugiu do local, teria utilizado arma de fogo e mais um objeto cortante para matar o casal.

A Brigada Militar prendeu um suspeito do crime.


30/12/2013 | 01h56

PORTO ALEGRE - Homem é morto e mulher fica ferida no bairro Restinga. O crime ocorreu na Rua Silvio Sirangelo, no início da madrugada desta segunda-feira


Um homem foi morto no início da madrugada desta segunda-feira, no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre. Uma mulher que estava junto no veículo, um Verona, foi baleada e encaminhada para atendimento médico no bairro.

Conforme informações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o homem morto seria um taxista clandestino. O crime ocorreu na Rua Silvio Sirangelo, onde foi deixado o carro. São feitas buscas pelo autor do homicídio.

29/12/2013 | 15h22

SÃO GABRIEL - Pai morre baleado e filho fica ferido. Crime ocorreu na manhã deste domingo

DIÁRIO DE SANTA MARIA. Lizie Antonello

Pai e filho foram baleados durante uma briga, na manhã deste domingo, em São Gabriel, na Região Central. Ambos chegaram a ser socorridos por populares, mas José Vanderlei de Oliveira, de 59 anos, teria chegado sem vida ao hospital do município. O filho dele, Marlon de Paulo de Oliveira, 20, recebe atendimento.

Segundo informações preliminares da Brigada Militar, pouco antes das 10h, uma pessoa ligou para o quartel avisando que estava ocorrendo uma briga na Rua Honório Proença, no bairro São Gregório, na periferia da cidade, que tinha havido disparos de arma de fogo e havia duas pessoas feridas.

Uma viatura foi deslocada até o local, mas, logo em seguida, outra ligação informou que os feridos haviam sido levados ao hospital.


29/12/2013 | 14h35

BENTO GONÇALVES - Adolescente é baleado na cabeça em balneário. Vítima está internada na UTI do Hospital Tacchini

Um adolescente de 14 anos foi baleado na cabeça no sábado à tarde em um balneário de Bento Gonçalves. O garoto estava com a família na localidade de Prainha do Rio Buratti. Ele foi atingido por volta das 16h.

O motivo e a autoria do crime são ainda desconhecidos. O adolescente está internado em estado grave na UTI do Hospital Tacchini.


30 de dezembro de 2013 | N° 17659


PORTO ALEGRE - Comerciante mata assaltante


Um comerciante de 31 anos reagiu à tentativa de assalto ao seu açougue, na Avenida Monte Negro, Vila Planalto, em Viamão, ao meio-dia de ontem, e matou a tiros um dos suspeitos. Guilherme Santos Dorneles, 24 anos, chegou a ser socorrido pelo próprio comerciante, mas morreu no Posto de Saúde da Lomba do Pinheiro, na zona leste da Capital.

Dois homens usando capacetes renderam a esposa do comerciante, no caixa, com uma arma apontada para a cabeça dela. Era o 15º roubo ao local em 10 anos. O segundo nesta semana. Ontem, porém, seria diferente. O comerciante mantinha no estabelecimento um revólver calibre 38, registrado no nome da sogra. Ao notar ação dos assaltantes, ele reagiu.

A polícia apura se está caracterizada a legítima defesa. Para os agentes, o comerciante pode ter perseguido o suspeito.

Depois de registrar o caso na 1ª Delegacia da Polícia Civil de Viamão, ainda sem saber que o assaltante havia morrido, o comerciante não foi mais encontrado pela polícia. A arma usada por ele foi apreendida. A polícia procura pelo segundo suspeito do assalto.


PORTO ALEGRE  - Homens são executados dentro de residência

Uma chacina intriga a polícia desde a madrugada de ontem. Três homens foram executados a tiros dentro de uma casa da Rua Josué de Castro, na Vila Nova Brasília, bairro Sarandi, na zona norte da Capital, por volta da 0h30min. Nenhum deles era um grande traficante ou investigado por envolvimento nos conflitos que marcaram a região em 2013.

A primeira suspeita da 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa é de que, pelo menos uma das vítimas, usuário de crack, teria dívidas com traficantes locais. De acordo com o delegado João Paulo de Abreu, os matadores (pelo menos dois) teriam usado revólveres e, provavelmente, surpreendido as vítimas. Rodrigo de Lima Brandão, 28 anos, e Paulo Ricardo Graminho Bock, 44 anos, foram encontrados no sofá que fica logo na entrada da residência.

Já Gilberto Luís da Silva, 42 anos, que era o dono da casa, provavelmente tentou se refugiar atrás de uma parede de madeira, no quarto que fica nos fundos. Mas também acabou morto a tiros.

Em outro quarto, os agentes encontraram dois idosos. Gilberto, que tinha antecedente por maus tratos a idosos, cuidava dos dois naquele local. Os idosos foram encaminhados à assistência social do município.

Local era frequentado por usuários de crack

As vítimas estavam no andar térreo de uma casa de dois pisos.

– Não era um ponto de tráfico, mas tinha bastante movimentação de usuários todas as noites – aponta o delegado João Paulo.

Segundo delegado, Rodrigo tinha antecedentes por furto e posse de drogas. A suspeita é de que Paulo Ricardo também fosse usuário de crack. Os dois dormiam na casa de Gilberto.

A polícia apura alguma relação do crime com mortes anteriores no Sarandi. Desde o começo do ano, o bairro vive um conflito entre quadrilhas rivais das vilas Respeito, Elizabeth e Nova Brasília.

A chacina na Zona Norte foi o episódio mais sangrento de um final de semana marcado pela violencia. Do meio-dia de sexta-feira até as 6h de ontem, pelo menos nove pessoas foram assassinadas no Estado – sete mortes em apenas oito horas.








Postar um comentário