SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 29 de dezembro de 2013

EM OITO HORAS, SEIS HOMICÍDIOS NO RS

ZERO HORA 29/12/2013 | 07h49

Em oito horas, são registrados ao menos seis homicídios no RS. No bairro Sarandi, em Porto Alegre, três homens foram mortos dentro de casa

Do meio-dia de sexta-feira até as 6h deste domingo, pelo menos oito pessoas foram assassinadas no Estado. Somente nas últimas oito horas foram registrados seis homicídios.

O primeiro caso ocorreu por volta das 22h no bairro Alto Teresópolis, em Porto Alegre. Um homem ainda não identificado foi morto a tiros quando participava de uma festa na Rua Orfanotrófio. Outras duas pessoas foram atingidas e encaminhadas para o HPS. Os criminosos estavam em uma moto e passaram atirando.

No Litoral Norte, dois homens morreram depois que uma pessoa invadiu uma residência e atirou contra eles em Imbé. Além das vítimas fatais, um homem foi baleado.

E por volta da 1h um triplo homicídio foi registrado no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre. As vítimas também estavam dentro de casa quando foram atacadas. As vítimas foram identificadas pela Polícia Civil como Gilberto Luís da Silva, proprietário da residência, Paulo Ricardo Graminho Bock, que morava no local, e Rodrigo Lima Brandão, conhecido da dupla. Apenas o último tinha antecedentes.


29/12/2013 | 05h07

IMBÉ - Dupla é morta a tiros dentro de residência em Imbé, Uma terceira pessoa foi baleada durante a ação

Dois homens foram mortos e um outro baleado na praia de Santa Terezinha, no município de Imbé, litoral norte gaúcho. O crime ocorreu por volta das 23h. Conforme a Brigada Militar, as vítimas estavam dentro de uma casa na Rua Camargo quando foram mortas a tiros. O criminoso teria invadido a residência e disparado contra os homens. O ferido foi levado para o posto de saúde do município. Não há suspeitos do crime.

29/12/2013 | 02h57

PORTO ALEGRE - Homem é morto e duas pessoas são baleadas. Crime ocorreu durante uma festa na Rua Orfanotrófio

Um homem morreu e pelo menos duas pessoas foram baleadas durante um tiroteio na Rua Orfanotrófio, em Porto Alegre. O crime ocorreu por volta das 22h durante uma festa em via pública. Segundo a Brigada Militar, os disparos foram efetuados por uma dupla de moto. Eles teriam atirado em um grupo de pessoas que comemorava a vitória de um campeonato de futebol em frente a uma pizzaria. A vítima fatal não foi identificada. Os feridos foram encaminhados para o HPS.

29/12/2013 | 05h37

PORTO ALEGRE - Três homens são mortos a tiros dentro de casa em Porto Alegre. Apenas uma das vítimas possuía antecedentes criminais


Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS


Três homens foram executados a tiros na madrugada deste domingo no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre. O crime ocorreu dentro de uma casa na Rua Josué de Castro.

De acordo com delegado João Paulo de Abreu, da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), aparentemente, o crime foi praticado por mais de uma pessoa. Elas teriam invadido a casa e disparado contra Gilberto Luís da Silva, proprietário da residência, Paulo Ricardo Graminho Bock, que morava no local, e Rodrigo Lima Brandão, conhecido da dupla. Apenas o último tinha antecedentes.

No local, também foram encontrados dois idosos com a saúde debilitada. Eles estavam dormindo no momento do crime e não perceberam a movimentação. A Polícia Civil não sabe qual era relação deles com o dono da casa. A polícia ainda não tem suspeitos e nem sabe a motivação do crime.


28/12/2013 | 09h27

PORTO ALEGRE - Adolescente é morto em troca de tiros em Porto Alegre. Uma pistola foi apreendida com a vítima no local

Um adolescente de 15 anos foi morto na madrugada deste sábado no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. De acordo com informações do 11° Batalhão da Brigada Militar (BPM), três pessoas estavam próximo a um ponto de tráfico de drogas. Uma viatura foi até a região por volta das 2h para atender a outra ocorrência. Houve troca de tiros e o menino foi atingido, levado ao Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O nome dele não foi divulgado. Uma pistola foi apreendida no local e os outros dois suspeitos fugiram.


29 de dezembro de 2013 | N° 17658

DISCUSSÃO NO TRÂNSITO. Preso suspeito de matar taxista
A Polícia Civil prendeu um jovem de 18 anos suspeito de ter matado um taxista após uma discussão de trânsito, em Porto Alegre. O caso aconteceu na última segunda-feira, no bairro Vila Nova, na Zona Sul.

Ojovem, que teve o nome preservado pela polícia, foi abordado na sexta-feira, na Vila Monte Cristo, na mesma região do crime. A discussão de trânsito que levou à morte do taxista João Pedro de Souza, 29 anos, aconteceu após uma colisão entre o carro e uma motocicleta na Rua Amapá.

Conforme o delegado Gabriel Bicca, da 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (4ª DPHPP), o suspeito foi reconhecido pelas passageiras que estavam no táxi. Ele seria o caroneiro da moto que teria disparado três tiros contra Souza.

– Quando houve a colisão que anunciou a tragédia, eles (motociclistas) teriam se desequilibrado, o passageiro ergueu o capacete e começou o bate-boca. Por isso, foi possível a identificação – explica Bicca.

Outros dois homens foram abordados na sexta-feira, mas não foram reconhecidos como sendo o piloto da moto. A polícia já tem outro suspeito. Segundo o delegado, o jovem de 18 anos negou o envolvimento com o crime, mas possui fotos com armas e dinheiro em uma rede social. Ele é suspeito de assalto a veículos e estabelecimentos. A prisão preventiva foi decretada, e o jovem foi levado ao Presídio Central de Porto Alegre.
Postar um comentário