SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ESCOLARIZAÇÃO DE BANDIDOS


O SUL Porto Alegre, Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013.



WANDERLEY SOARES


As artes marciais são armas de defesa e de ataque



Em conversas que tive, não somente de agora, mas de alguns anos, anotei que os assaltantes de rua empregam contra as suas vítimas não só o uso de armas de fogo e brancas, mas também golpes que são ministrados em escolas de artes marciais. Creio que alguns destes bandidos, depois de adquirirem um conhecimento básico nas escolas ou até mesmo em graus mais elevados, passam a ensinar e a desenvolver as técnicas entre seus companheiros de quadrilha. Hoje, tais golpes são mostrados claramente na atuação de criminosos e vândalos infiltrados em movimentos sociais e, mais atualmente, nos conflitos em arenas esportivas. Ao considerar que as artes marciais são armas de defesa e de ataque, seria interessante saber se os alunos das escolas que atuam nesse campo são devidamente cadastrados. Afinal, tais cadastros são rotineiros desde o jardim da infância às escolas de tiro ao alvo. Estariam os serviços de inteligência das organizações policiais atentas para este viés da escolarização?


Baleado


Um sargento da Brigada Militar foi baleado por bandidos quando estava, ontem, em um estabelecimento comercial na esquina da rua Cristiano Fischer com a avenida Protásio Alves. Quatro homens anunciaram o assalto e o sargento, que estava à paisana, reagiu. Os bandidos fugiram em duas motocicletas e o militar foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor


Maçarico


Duas agências do Banrisul foram arrombadas: em São Leopoldo e Lagoa Vermelha. No Centro de Lagoa Vermelha, nos Campos de Cima da Serra, os bandidos abriram um caixa eletrônico com um maçarico. O dinheiro foi levado. Em São Leopoldo, no Vale do Sinos, quatro homens arrombaram a agência do bairro Scharlau, quase no entroncamento da BR-116 com a ERS-240. Também abriram um caixa eletrônico com um maçarico. Um pedestre percebeu a movimentação e acionou a Brigada Militar. Houve troca de tiros com a polícia. Três bandidos fugiram em dois carros e um foi preso


Delegado absolvido


A 3 Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS manteve, ontem, a absolvição do delegado Leonel Fagundes Carivali acusado de matar um refém enquanto investigava um sequestro na cidade de Gravataí. O fato ocorreu em dezembro de 2011. Na ocasião, a vítima, que estava sendo sequestrada, foi alvejada por disparo de arma de fogo efetuado pelo delegado em direção aos sequestradores. No momento da ação, os criminosos deixavam o cativeiro no interior de um veículo com vidros escuros.

Postar um comentário