SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

JOVENS SÃO EXECUTADOS


ZERO HORA 13/12/2013 | 03h30

PORTO ALEGRE - Jovem é morto em tiroteio na Vila Jardim. Vítima ainda não foi identificada


Foto: Dani Barcellos / Especial

Um tiroteio na madrugada desta sexta-feira resultou na morte de um jovem 22 anos na zona norte de Porto Alegre. O crime ocorreu na Avenida Circular, no bairro Vila Jardim.

De acordo com a Brigada Militar, a vítima teria saído na quinta-feira do Presídio Central. Ele cumpria pena por envolvimento com tráfico de drogas. O jovem foi morto com pelo menos oito tiro. A polícia trabalha com a hipótese de execução.


ZERO HORA, DIÁRIO GAÚCHO, 13/12/2013 | 09h56

VIAMÃO - Duas pessoas são executadas a tiros. Crime aconteceu dentro de um bar na Vila Santa Cecília por volta das 22h de quinta-feira


Duas pessoas foram mortas na noite de quinta-feira dentro de um bar na Vila Cecília, em Viamão. Leandro dos Santos Cardoso, 34 anos, e Luis Filipe Rodrigues Cosenza, 16 anos, foram baleados por volta das 22h dentro do Bar do Ricardo, na Rua Ernesto Nazaré. Conforme o chefe de investigações da Delegacia de Homicídios de Viamão, José Patriarca, sete estojos de munição de pistola 9mm foram encontrados na cena do crime.


ZERO HORA 12/12/2013 | 18h42

VIAMÃO - Adolescente de 16 anos é morto em frente a escola. Felipe Soares Borba, 16 anos, foi atingido por um tiro no peito quando estava em praça no Bairro Índio Jari


Eduardo Torres

Um adolescente de 16 anos foi morto com um tiro no peito por volta das 16h30min desta quinta, na praça em frente ao Caic Monte Alegre, no Bairro Índio Jari, em Viamão. As circunstâncias em que Felipe Soares Borba foi morto ainda são apuradas pela polícia. A suspeita é de que ele tenha sido atingido pelo disparo de uma garrucha. A 2ª DP de Viamão já teria identificado ao menos um suspeito, que também seria adolescente.


ZERO HORA 12/12/2013 | 19h17
PORTO ALEGRE - Morre um dos cinco homens feridos em tiroteio na Zona Norte. Marcelo Otacir não resistiu aos ferimentos e faleceu às 7h10min. Outros três feridos seguem internados


Foto: Paulo Rocha / Rádio Gaúcha
Carolina Rocha


O Hospital Cristo Redentor (HCR) confirmou por volta das 10h30min o falecimento de umas das cinco vítimas de uma tiroteio ocorrido por volta das 5h30min na Avenida Assis Brasil, na Zona Norte de Porto Alegre. Marcelo Otacir da Silva Barboza, 34 anos, havia sido socorrido junto com outros quatro homens também baleados por um homem na saída de uma festa, no Bairro Sarandi. De acordo com o HCR, o falecimento ocorreu às 7h10min desta quinta-feira. Três dosferidos seguem internados e um deles já foi medicado e liberado. Um suspeito do crime foi detido. O caso é investigado pela 3ª DHPP da Capital.
ZERO HORA 12/12/2013 | 09h33

PORTO ALEGRE - Homem é morto a pauladas e facadas na Zona Sul. Vítima estava nu e com os pés e mãos amarrados. Corpo foi localizado em obra abandona na Avenida Oscar Pereira

Carolina Rocha



O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado morto na noite de quarta-feira na Zona sul de Porto Alegre. Descrito como moreno, com idade entre 25 e 30 anos e cerca de 1,70m, ele estava nu. Conforme o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia, da 4ª DHPP, a vítima estava com as mãos e pés amarrados e ainda tinha uma corda presa ao pescoço.

- Acredito que a morte tenha se dado em função das agressões. ele tinha marcas de pauladas e facadas na cabeça e no rosto - contou o delegado Rodrigo, que não descarta que o crime tenha sido cometido por mais de um assassino.

Pela rigidez do cadáver, a suspeita é de que o crime tenha ocorrido no fim da manhã ou início da tarde de quarta. Ele foi localizado por volta das 21h em um local abandonado, na Avenida Oscar Pereira, onde antes funcionou um posto de combustível.


Postar um comentário