SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

SALDO DO FERIADO


ZERO HORA 26 de dezembro de 2013 | N° 17655

Entre sexta-feira e ontem, Estado teve 26 homicídios



Até o começo da tarde de ontem, o feriadão de Natal contabilizou 26 homicídios. A contagem leva em consideração os casos registrados no Rio Grande do Sul a partir do meio-dia de sexta-feira. O dia mais violento foi domingo, somando sete assassinatos. Porto Alegre registrou o maior volume deles, nove casos. Na Capital, o dia mais sangrento foi sábado, com quatro homicídios.

Em 2012, entre a sexta-feira, 21 de dezembro, e quarta-feira, 26, aconteceram 30 homicídios, 11 deles em Porto Alegre. O caso mais chocante foi registrado no bairro Lomba do Pinheiro, quando criminosos invadiram um bar, executaram a tiros três homens, incluindo o dono do estabelecimento, e feriram outras quatro pessoas.

Neste ano, em pelo menos três casos, as razões dos homicídios teriam sido brigas. Um jovem de 20 anos foi morto durante festa no Jockey Club de Vacaria, por volta das 2h30min de ontem. Em meio a uma briga, André Luis Dumke Ribas foi baleado no lado esquerdo do tórax. Ninguém foi preso.

Já em Passo Fundo, um homem foi morto a facadas por volta das 13h20min de ontem. Segundo a Brigada Militar, que localizou o corpo de Daniel Chaves, 30 anos, às margens da ERS-324, há informação de que uma desavença teria motivado o crime. Dois suspeitos foram presos.

Em Dom Feliciano, na região sul do Estado, uma festa acabou com a morte de Valdemir Vanderson Santos de Souza, 23 anos. Baleado durante briga na rua, na saída da festa, por volta das 6h30min de ontem, ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. O suspeito foi detido em flagrante pela Brigada.

Também na região Sul, outra festa teve final sangrento, mas sem mortos. Em São Lourenço do Sul, por volta das 3h de ontem, houve uma briga generalizada em uma festa popular de música sertaneja, no bairro Navegantes.

O local foi evacuado, mas a confusão continuou na rua. Duas pessoas foram baleadas e outra, esfaqueada. Os feridos foram encaminhados ao hospital da cidade, mas passam bem e já foram liberados. Ninguém foi preso.
Postar um comentário