SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 8 de dezembro de 2013

TIROTEIO E HOMICÍDIOS PELO RS

ZERO HORA PLANTÃO, 08/12/2013 | 21h53

PORTO ALEGRE - Tiroteio entre traficantes deixa um morto. Segundo a Brigada Militar, disputa de área no bairro Bom Jesus é a causa do tiroteio

Um suspeito de tráfico, não identificado, morreu na noite deste domingo após um tiroteio no bairro Bom Jesus, zona leste da Capital. Conforme a Brigada Militar, a troca de tiros ocorreu na Rua 18 e foi motivada pela disputa de uma área para o tráfico de drogas.

Os grupos responsáveis, segundo a polícia, são os Bala na Cara e Os Bragé. A vítima foi levada para o hospital da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mas morreu antes de ser atendido. Nenhum suspeito foi identificado.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

ROSÁRIO DO SUL  registrou dois homicídios na madrugada deste domingo. Marcos Vinícius Maicá Carvalho, 24 anos, e Evandro de Menezes Soares, 19, foram mortos com golpes de faca


Um dos crimes aconteceu durante festa no CTGFoto: Julio Lemos / Especial


Igor Müller


A violência marcou a madrugada de deste domingo em Rosário do Sul. Dois jovens foram assassinados a facadas, um deles no banheiro de uma festa, e o outro, em uma rua no centro da cidade.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Brigada Militar da cidade, Marcos Vinícius Maicá Carvalho, 24 anos, estava no Baile do Chope, no CTG General Abreu, no bairro Centenário, quando foi morto. Por volta das 5h, ele teria ido ao banheiro, onde recebeu diversas facadas pelo corpo.

O jovem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, mas não resistiu e morreu no local. A Polícia Civil investiga motivações do crime. De acordo com a Brigada, ninguém presenciou o crime. Carvalho será enterrado na manhã desta segunda-feira, no Cemitério São Sebastião.

Uma mulher também teria sido esfaqueada na festa, mas foi socorrida por populares. Os dois crimes, conforme a BM, não teriam relação.

No outro caso, Evandro de Menezes Soares, 19 anos, foi encontrado caído, por volta das 5h30min, na esquina das ruas Bento Martins com João Brasil, no centro da cidade. O jovem apresentava diversas perfurações no pescoço.

Ele foi encaminhado pelos bombeiros para o mesmo hospital, onde foi confirmada a morte. Soares foi enterrado no Cemitério São sebastião. A polícia ainda não tem suspeitos para o caso.

IJUI - Homem é morto em estacionamento de boate em Ijuí, no Noroeste. Anderson Pablo Figur Ribeiro, 27 anos, foi ferido com um tiro

Um homem foi morto no estacionamento de uma boate em Ijuí, no Noroeste. Anderson Pablo Figur Ribeiro, 27 anos, foi ferido com um tiro no ombro. Conforme a Polícia Civil, ele foi encontrado morto em um Kadett, no estacionamento da boate Ballantines, no interior do município. Um homem teria atirado em Ribeiro por volta das 10h deste domingo e fugido do local.  Ele foi ferido quando entrava no carro para deixar a boate. A polícia ainda não tem suspeitos.


IGREJINHA - Segurança é executado. Luciano Souza Dias, 38 anos, foi morto com dois tiros na porta de casa

Um homem foi morto na porta da casa onde morava em Igrejinha, no Vale do Paranhana. Luciano Souza Dias, 38 anos, trabalhava como segurança.

Segundo a Brigada Militar, um homem chegou caminhando à casa de Dias por volta das 23h30min de sábado. Ele teria chamado o proprietário, que abriu a porta. Em seguida, o homem atirou duas vezes em Dias, que foi ferido no rosto e no peito, e cinco vezes no carro dele, um Palio. A residência fica localizada na Rua Rui Barbosa, no bairro Figueira, periferia da cidade.

Dias foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital Bom Pastor, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois. Conforme a polícia, ele estava com uma arma na cintura. A BM suspeita que ele estava sendo ameaçado.

DIÁRIO GÁUCHO

VIAMÃO - Homem é encontrado sem a cabeça e os braços. Corpo foi encontrado no sábado e estava em avançado estado de decomposição, próximo a um córrego, no Bairro Espigão

O corpo de um homem foi encontrado sem a cabeça e os dois braços próximo a um córrego na Estrada do Campo Aberto, no Bairro Espigão, em Viamão, no início da tarde de sábado. Segundo a 2ª DP de Viamão, a vítima ainda apresentava uma perfuração no tórax.

A polícia suspeita que o corpo seja de um senhor de 62 anos que estava desaparecido desde 25 de novembro e morava numa chácara no bairro. O registro do desaparecimento, porém, só foi realizado pelo filho da vítima na 1ª DP de Viamão, no dia 6 de dezembro. Foram os próprios familiares os responsáveis por encontrarem o corpo, que estava a 500 metros da casa da vítima, preso a um cipó dentro do córrego e ao lado de uma foice. Peritos não encontraram vestígios de sangue no instrumento agrícola.

A polícia não descarta a possibilidade de que o homem tenha sofrido um mal súbito e morrido no local. As partes do corpo que sumiram são justamente aquelas que ficaram para fora do córrego.

A identificação prévia foi feita a partir das roupas usadas pela vítima. Como estava em avançado estado de decomposição, ela passará por exame de DNA para confirmar a identidade.

Por enquanto, o caso ficará com a 2ª Delegacia de Viamão, responsável pelos homicídios na cidade.




RADIO PROGRESSO DE IJUI, 09/12/2013 - 12:13 Hrs

PLANALTO - Mulher é assassinada por vizinho

Uma mulher de 36 anos foi morta por um vizinho por volta das 21hs de ontem, 08, no bairro Líder, município de Planalto. Conforme a Brigada Militar, Clarisse Southier, estava em frente a sua residência quando foi baleada na cabeça. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu. O autor dos disparos é vizinho da vítima e já se apresentou à Polícia. Uma possível motivação do crime seria uma desavença entre ambos.


08/12/2013


IJUI - Marginal armado assalta padaria no centro da cidade


Um empresário compareceu no Plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Ijuí e registrou assalto ocorrido ontem à noite, 07, no estabelecimento. Leonel Castagna disse que foi assaltada a padaria Pão de Mel, localizada à Avenida Pinheiro Machado, centro da cidade. Segundo ele, um homem encapuzado e usando capacete invadiu o local com revólver em punho. O bandido apontou a arma para a funcionária e roubou R$ 300 do caixa. Câmeras de segurança interna da padaria gravaram a ação do marginal. Não houve feridos.


IJUI - Ex-presidiário é morto ao sair de casa noturna na cidade de Ijuí



Um assassinato movimenta o setor de segurança pública de Ijuí neste domingo, 08. Por volta das 10hs de hoje foi morto o ex-presidiário Anderson Pablo Figur Ribeiro, de 27 anos. Segundo a Polícia, ele foi atingido por um tiro de revólver no ombro direito, cuja bala se alojou no peito, quando estava no interior de um veículo estacionado no pátio da casa noturna Ballantine’s, situada à rua Agenor Carvalho, atrás do Clube Céu Azul, bairro das Chácaras.

O autor do crime fugiu e ainda não foi identificado. A vítima estava dentro de um Kadett, placa de Catuípe, como carona, no banco de trás. O atirador estava de capacete e chegou a pé no local. Anderson Pablo Figur Ribeiro foi assassinado pouco antes do veículo em que estava sair da boate.

O motorista não foi ferido. Inclusive no momento da execução uma terceira pessoa iria embarcar no banco da frente do Kadett. A vítima era natural de Santa Rosa. A suspeita é que o autor do homicídio fugiu na carona de uma moto que estava na rua do lado de fora do pátio da boate.






Postar um comentário