SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

TIROTEIO ENTRE GANGUES MATA CRIANÇA

ZERO HORA 05 de dezembro de 2013 | N° 17635

VIOLÊNCIA URBANA

Criança morre em tiroteio em Alvorada

Homicídio ocorreu por volta das 20h30min, na Vila Maria Regina, e alvo seria um ex-presidiário



Uma provável disputa de gangues do tráfico em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, deixou dois mortos na noite de ontem: um jovem e uma criança de cinco anos, atingida por uma bala perdida. Um ex-presidiário, que seria o alvo dos tiros, também foi baleado, mas sobreviveu.

O crime aconteceu por volta das 20h30min, na Vila Maria Regina. De acordo com o relato preliminar das testemunhas à polícia, dois jovens caminhavam pela Rua General Câmara quando um Vectra se aproximou. Douglas dos Santos Sanguiné, de 21 anos, e outro jovem, identificado até às 23h de ontem apenas como Patrick, foram surpreendidos pelos disparos vindos do veículo ocupado por, pelo menos, três homens.

Douglas e Patrick correram para fugir dos tiros e entraram no pátio de uma casa, onde o menino de cinco anos brincava, acompanhado de familiares. Uma bala perdida acertou o rosto da criança, que foi levada ao Hospital de Alvorada, mas não resistiu e morreu durante atendimento. Os dois jovens que fugiam do ataque também foram baleados e levados para o hospital. Douglas foi atingido nas pernas e não corre risco de vida. Patrick não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o titular da 1ª Delegacia de Polícia de Alvorada, delegado Maurício Barcelos, a primeira hipótese da investigação é que o crime tenha sido motivado por disputa relacionada com o tráfico de drogas. O alvo do ataque seria Douglas, que cumpriu pena de 13 meses por homicídio cometido em 2011, em um baile funk. Ele saiu da cadeia há cerca de dois meses.

– Provavelmente, trata-se de uma represália de gangues e o Douglas seria o alvo – comentou o delegado.

A polícia já trabalha com o nome de alguns suspeitos, mas prefere não relevar a identidade para não atrapalhar as investigações, que serão conduzidas pela 1ª DP local.
Postar um comentário