SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

VIOLÊNCIA EM ALTA


ZERO HORA 16 de dezembro de 2013 | N° 17646


Cresce ritmo de homicídios em dezembro



Em apenas 15 dias de dezembro, 50 assassinatos foram registrados na Grande Porto Alegre. Com a morte a tiros de Luciana Willrich, 29 anos, em Alvorada, no começo da noite de sábado, o levantamento realizado pelo jornal Diário Gaúcho chegou à marca de 951 assassinatos desde o começo do ano em 19 cidades da Região Metropolitana e do Vale do Sinos.

Luciana foi morta com pelo menos três tiros por volta das 19h15min. Conforme o delegado Maurício Barcellos, da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Alvorada, o caso ainda é nebuloso, e ele não descarta nenhuma hipótese.

– O que podemos ter certeza é de que os tiros eram, de fato, contra ela. Não foi acidental. Resta sabermos a motivação – explica o delegado.

De acordo com testemunhas, Luciana foi surpreendida quando estava em uma praça na Rua Georgete de Godói, no bairro Tijuca. Dois homens teriam encostado uma moto ao lado dela e atirado. A vítima ainda conseguiu correr em torno de 40 metros, mas caiu e morreu no local.

O ritmo das mortes em dezembro fez acelerar a média verificada durante o ano. Até agora, a média de 2013 é de 2,72 assassinatos por dia. Só na primeira metade de dezembro, o índice aumentou 22%, subindo para 3,33 crimes diários. Mantendo-se esta média até o final do mês, mais uma vez a Região Metropolitana registrará mais de mil homicídios no ano, como já aconteceu em 2011 e 2012, de acordo com as estatísticas do Diário Gaúcho.
Postar um comentário