SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 18 de janeiro de 2014

A INSEGURANÇA NO RS

ZERO HORA

18/01/2014 | 06h31

SANTANA DO LIVRAMENTO - Homem se entrega à polícia e confessa assassinato da namorada. O homicídio ocorreu na Vila Colina dos Santos, bairro Prado, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado


Um homem matou a namorada entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado em uma residência na Vila Colina dos Santos, bairro Prado, em Santana do Livramento. Por volta da meia-noite, conforme a Brigada Militar, o autor do crime teria se dirigido a uma delegacia da Polícia Civil e informado sobre o ocorrido. Os policiais confirmaram o relato quando foram até o local. Visivelmente, de acordo com a polícia, a vítima teria sido atingida por oito tiros. O homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e encaminhado à Penitenciária Estadual de Santana do Livramento.

 17/01/2014 | 23h51

PORTO ALEGRE - Homem é baleado no bairro Bom Jesus. Conforme a Brigada Militar, indivíduo foi atingido por pelo menos cinco tiros


Correção: Das 23h51min à 1h35min, este site informou que o homem baleado com cinco disparos havia morrido. A Brigada Militar, no entanto, retificou a informação, dizendo que ele foi socorrido com vida. O Hospital Cristo Redentor Confirmou que ele chegou à instituição com vida. O texto original foi corrigido.

Um homem foi atingido por disparos de arma de fogo por volta das 22h30min desta sexta-feira, em Porto Alegre. O indivíduo estava no cruzamento das vias Protásio Alves e Carumbé, no bairro Bom Jesus.
De acordo com informações repassadas à Brigada Militar, um Celta teria parado no local e dois indivíduos descido do veículo. Em seguida, um deles teria feito os disparos que atingiram o homem na cabeça, no pescoço, no ombro, na coxa e no joelho. Ninguém havia sido preso até as 23h30min.


17/01/2014 | 23h09

PASSO FUNDO - Adolescente de 15 anos é morto durante perseguição policial. Conforme a Brigada Militar, a vítima estava fugindo da polícia em um veículo roubado


Veículo foi roubado um dia antes do acidenteFoto: POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL / DiVULGAÇÃO


Um adolescente de 15 anos morreu após ser alvejado por policiais militares em uma troca de tiros na BR-285, em Passo Fundo. O caso ocorreu no final da tarde desta sexta-feira. De acordo com a Brigada Militar, o veículo tinha placas de Soledade e foi roubado em Passo Fundo, na quinta-feira. Os policiais identificaram que o veículo estava em situação de furto e começaram a perseguição.

Houve troca de tiros e o veículo saiu da pista após colidir na traseira de um carro com placas da Argentina no km 298 da via. O jovem que conduzia o Peugeot, identificado como Mathias Vargas Pinto, foi baleado no torax e acabou morrendo. Outros dois assaltantes que também estavam no veículo, um de 19 e outro de 16 anos foram detidos pela polícia. O acidente chegou a causar um congestionamento de 3 km em ambos os sentidos da BR-285 no local. Nem os policiais, nem os ocupantes do veículo argentino ficaram feridos.


17/01/2014 | 11h19

ALVORADA - Bebê é encontrado morto. Menino recém nascido foi localizado no banheiro público da Praça Central João Goulart

O corpo de um bebê recém nascido foi encontrado na manhã desta sexta-feira no banheiro publico da Praça Central João Goulart, no Centro de Alvorada. O cadáver estava dentro de um saco plástico, ainda com o cordão umbilical. De acordo com as equipes volantes da 1ª DRM, trata-se de o corpo de um menino branco.  A Polícia Civil aguarda o resultado da necropsia para saber se a criança morreu após o partou ou se nasceu sem via. O caso deve ser investigado pela 1ª DP de Alvorada.


17/01/2014 | 11h54

IPÊ - Polícia soube por familiares da morte de homem baleado. Corpo de Soli Tadeu de Souza, 58 anos, foi retirado de velório e levado para necropsia


Equipes do Instituto Geral de Perícia recolheram o corpoFoto: Polícia Civil / Divulgação


A Polícia Civil de Ipê soube por acaso da morte de Soli Tadeu de Souza, 58 anos, cujo corpo foi retirado do velório para ser encaminhado à necropsia. O homem morreu por volta das 10h de quinta-feira foi liberado a familiares sem o exame. O homem foi vítima de um disparo supostamente acidental na noite de terça-feira.

Como o caso era investigado pela Polícia Civil, os parentes da vítima procuraram a delegacia na tarde de quinta-feira. Durante a conversa, os investigadores souberam da morte e da liberação do corpo. Com a descoberta, a polícia determinou que o velório fosse interrompido e o corpo encaminhado ao Departamento de Perícias do Interior, em Caxias do Sul, para a necropsia.

— Para nós ele estava internado. Os familiares foram até a delegacia para ver o andamento do inquérito e disseram: inclusive estamos velando ele. O homem poderia ter sido enterrado sem nós ficarmos sabendo. Aí teríamos que solicitar a exumação e a perícia ficaria ainda mais complicada — acredita o delegado substituto de Ipê, Flademir Paulino de Andrade.

De acordo com o delegado, a falha partiu do Hospital São José, de Antônio Prado, onde Souza estava internado. Um novo inquérito foi instaurado para apurar o erro.

O diretor do hospital, Diógenes Weber, reconheceu e lamentou o erro. Ele afirmou que o caso é investigado internamente e que foi reforçado com os funcionários para a situação não se repita.

— Pelo que apuramos preliminarmente, a equipe estava muito envolvida na reanimação paciente, que teve três paradas cardíacas. Então, devido ao estresse, houve esse lapso — afirma.

O hospital divulgou nota de esclarecimento na manhã desta sexta-feira. Confira a íntegra abaixo:

"A Sociedade Hospitalar São José vem a público confirmar a veracidade do fato da liberação do corpo do Sr. Soli Tadeu de Souza, na manhã do dia dezesseis de janeiro de dois mil e quatorze. Esta não é uma prática estabelecida na rotina do Hospital São José, e a entidade está apurando as circunstância em que o fato ocorreu. Preliminarmente se verificou que a equipe esteve muito envolvida em reanimar por três vezes o paciente, e que este comprometimento com a vida do paciente, e consequente o estresse causado pelas tentativas de reanimação, tenham gerado este lapso. A entidade está prestando todas as informações necessárias e está colaborando com as autoridades competentes assim como com os familiares. O Hospital São José lamenta o fato ocorrido e reafirma o seu compromisso de prezar pelo bom atendimento aos seus pacientes e familiares".


17/01/2014 | 05h38

PORTO ALEGRE - Criminosos atacam agência bancária na zona sul. Caixa eletrônico foi danificado, mas dinheiro não foi levado, conforme a BM


Foto: Dani Barcellos / Especial


Uma agência da Caixa sofreu um ataque na madrugada desta sexta-feira. O banco fica na Avenida Campos Velho, na zona sul de Porto Alegre.

Conforme a Brigada Militar (BM), os criminosos abriram um buraco em um caixa eletrônico e colocaram um explosivo - não se sabe qual o material foi utilizado. Caixa eletrônico foi furado e depois explodido

Quando a BM chegou ao local, a explosão já havia ocorrido, mas o dinheiro não foi levado. A guarnição foi chamada ao local porque os bandidos foram vistos jogando miguelitos nos dois sentidos da via.Aguarda-se a perícia que será feita pela Polícia Federal. A mesma agência sofreu outro ataque no começo do mês.

Bandidos jogaram miguelitos na via para impedir a chegada da polícia
Foto: Dani Barcelos/ Especial

17/01/2014 | 02h26

PORTO ALEGRE - Homem é encontrado morto no bairro Floresta. Até o início da madrugada desta sexta-feira, a identidade e a idade da vítima eram desconhecidas

Um homem foi encontrado morto na noite desta quinta-feira, na Rua Comendador Azevedo, no bairro Floresta, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, a vítima foi alvo de vários disparos de arma de fogo. A perícia foi até o local, mas o homem ainda não foi identificado. Não há suspeitos do crime.
Postar um comentário