SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

BM DESARTICULA QUADRILHA QUE ASSALTAVA PROPRIEDADES RURAIS


por Rudimar Galvan - RADIO Cacique , dia 18/01/2014 às 08:34

Um bandido é morto e três veículos apreendidos


Brigada Militar faz buscas pela região. (Foto: Divulgação)


A Brigada Militar de Sananduva registrou na madrugada de sábado, por volta de 00h15min, uma tentativa de roubo em uma propriedade rural na localidade da Linha Três Pinheiros, interior de Ibiaçá, saída para Lagoa Vermelha.

Segundo informações dos policiais militares, três indivíduos fortemente armados chegaram a pé na fazenda do senhor Edson Assis Monteiro de Aguiar para a prática de roubo na propriedade rural, quando foram surpreendidos pelos funcionários e houve um confronto com troca de tiros.


Durante a troca de tiros um dos assaltantes foi alvejado no abdômen por um tiro de espingarda, detido e encaminhado ao hospital, onde faleceu na tarde de domingo. José Elbio Ribeiro de Oliveira, natural de Ciríaco, possuía diversos antecedentes criminais, inclusive por roubos a propriedades rurais. Os dois comparsas de José Elbio, após o tiroteio, empreenderam fuga para um mato nas proximidades.

Durante a fuga os bandidos abandonaram as armas que usavam para praticar o delito de roubo. A Brigada Militar apreendeu uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 32 e uma pistola .40 com o brasão da Polícia Civil de Santa Catarina.

Esta tentativa de roubo aconteceu na madrugada do dia 18 de janeiro no sábado, mas a mesma propriedade já havia sido roubada pelos bandidos na noite do dia 16 de janeiro, quando levaram uma caminhonete Hilux de cor prata, uma moto, aproximadamente 660 litros de defensivos agrícola, uma bicicleta, uma roçadeira e um GPS.

A Brigada Militar montou uma operação de buscas pela região, com a finalidade de localizar os bandidos foragidos e objetos roubados na ação criminosa do dia 16. Durante as buscas foram encontrados e apreendidos pela Brigada Militar, a moto que havia sido roubada; a caminhonete Hilux também roubada na mesma ação e um veículo Santana com placas de Passo Fundo, de propriedade dos criminosos.

Ouça reportagem do Capitão Marcelo Almeida de Souza, Comandante da Brigada Militar de Sananduva:
Postar um comentário