SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

FLAGRANTE DE ASSALTO


ZERO HORA 21 de janeiro de 2014 | N° 17680


A foto de um homem armado invadindo uma casa de veraneio enquanto uma pessoa entrava na piscina, publicada em uma rede social no último sábado, gerou grande repercussão e ajudou a polícia a identificar e prender um dos assaltantes.

A imagem, flagrada por uma das vítimas que estava no local, gerou milhares de compartilhamentos no Facebook em poucas horas. O assalto ocorreu por volta das 15h do último sábado na praia de Pernambuco, em Guarujá, no litoral paulista. Enquanto um grupo de amigos se divertia na piscina da casa, um deles fotografava o momento, e acabou registrando também a entrada do assaltante no local.

Conforme o investigador Paulo Carvalhal, responsável pelo caso, haviam cerca de oito pessoas na residência quando três ladrões entraram, um deles armado. Após render as vítimas, roubaram relógios, celulares e diversos pertences, e fugiram do local.

Carvalhal afirma que a imagem ajudou a reconhecer um dos assaltantes, que já tinha passagem pela polícia. Graças à repercussão nas redes socais, o assaltante foi preso na tarde desta segunda-feira. Os outros dois ladrões, menores de idade, já foram identificados, mas até ontem não haviam sido apreendidos.

PORTO ALEGRE - ROUBO EM BAR

Pub é assaltado por 5 jovens na Capital. Cinco jovens assaltaram na noite de ontem o pub The Weiss, localizado no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. Eles teriam entrado no estabelecimento por volta das 23h50min. Conforme informações preliminares, o roubo teria sido executado por cinco homens que aparentavam ter menos de 18 anos. Eles teriam descido de um carro em frente ao estabelecimento, rendido, com armas de fogo, funcionários e levado dinheiro e pertences de clientes.


NOVA HARTZ - Corpo carbonizado pode ser de empresário sumido

Um corpo carbonizado encontrado em Nova Hartz, pode ser de um empresário. José Nilson Borba de Souza, 44 anos, desapareceu na última quinta-feira.

Cerca de três horas após sair de casa, o carro dele foi encontrado carbonizado com um corpo dentro, na localidade de Morro Canudos. O Vectra preto foi reconhecido pela mulher de Souza, porque uma das placas ainda podia ser lida. A polícia espera a confirmação de identidade pela perícia, mas a família já está de luto.

Os investigadores também não confirmam a suspeita da autoria do crime, apenas comentam que os negócios de compra e venda de automóveis de Souza podem ter sido um dos motivos da provável execução.

O pai da vítima, Arlindo Martins de Souza, 70 anos, está convicto de que o filho caiu em uma emboscada. Souza disse ter sofrido ameaças de uma pessoa de quem comprou uma moto.

– Estamos seguindo as pistas da ameaça, tomando depoimentos e agora vamos atrás de um suspeito – disse a escrivã Marili Jager, da Polícia Civil.

Postar um comentário